Livraria Independência

Independencia banner

Nesta quinta-feira (15), a Prefeitura de Mossoró recebeu representantes da Câmara Municipal de Mossoró, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para discutir a importância da criação de um hospital universitário no município. A audiência entre as instituições aconteceu no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo municipal.

No encontro, o prefeito em exercício de Mossoró, Marcos Medeiros, ouviu as demandas dos reitores das universidades, e o vereador Thiago Marques, representante do Legislativo municipal. Um trabalho de articulação para a construção de um hospital universitário, a partir das discussões, levantamentos, dados e pesquisas, apontando necessidades de um equipamento desse porte para Mossoró e região. 

"Discutimos a proposição para que seja criada uma frente parlamentar para que possa viabilizar um hospital municipal. De pronto nós recebemos as instituições, ouvimos aqui a proposição delas para contribuir, colaborar no que for preciso para que o sonho das universidades de ter um hospital universitário que venha atender a população de toda uma região seja uma realidade", informou o gestor.

No encontro as universidades enalteceram importância da iniciativa, destacando o fortalecimento de Mossoró, enquanto cidade universitária. Uma medida que traz benefícios diretos aos estudantes e também à população, ampliando os leitos hospitalares.

"Primeiro quero destacar o fortalecimento das nossas universidades públicas e privadas de Mossoró e região. No momento que estamos discutindo mais um equipamento de saúde. Esse equipamento vai ser um espaço de formação para os nossos estudantes e, consequentemente, também de absorção desses estudantes quando tiverem os seus diplomas. E a outra perspectiva é trazer uma saúde de melhor qualidade para a população da região. Então estamos aqui na soma de esforços para que a gente possa juntos plantar essa semente e viabilizar esse importante equipamento de saúde e de qualidade de vida para a população de Mossoró e região", destacou Cícilia Maia, reitora da Uern.

"É uma participação muito importante. A gente quer agradecer ao vereador pela articulação e também ao prefeito interino. A gente veio discutir uma pauta importante para a saúde de Mossoró em conjunto com a Uern, nossas instituições, que somos as duas instituições públicas que possuem um curso de medicina. A partir daqui, articularmos para que numa próxima emenda de bancada, a gente consiga ter uma das ações voltadas para a saúde, especificamente para a construção de um hospital universitário que venha atender não somente Mossoró, mas toda a região Oeste do Estado. Nós temos importantes encaminhamentos, de levantar os dados, também de visitar outras instituições que foram contempladas recentemente com hospitais universitários. A partir daí também com a parceria da Secretaria de Projetos e Programas, para que a gente possa ter um projeto robusto e nesse sentido a gente tenha êxito nessa nossa demanda muito em breve", declarou Rodrigo Codes, reitor da Ufersa.

O vereador Thiago Marques ressaltou a pertinência da parceria com o Município e as universidades, somando esforços para concretização da ideia. "É muito importante que as universidades estejam nessa discussão. O hospital universitário, como o próprio nome já diz, terá a gestão da universidade. Apesar de estar na universidade ele vai contemplar toda a cidade de Mossoró, na verdade toda a região que está aqui no entorno de Mossoró. Hoje Mossoró tem pouco mais de 600 leitos hospitalares juntando a iniciativa pública e privada. A expectativa é que com a vinda desse hospital universitário a gente consiga aumentar em mais de 200 leitos, isso é muito importante porque vai fazer com que a saúde da nossa cidade fique cada vez mais forte e fique do jeito que Mossoró precisa e que Mossoró merece", frisou o parlamentar.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA