A Prefeitura de Mossoró, por meio de editais da Lei Maurício de Oliveira, dá sequência à tradição da manifestação cultural do "Urso" nesse período de Carnaval. A cultura já existe no município há cerca de 50 anos.
Os ursos chegaram na cidade com o nome de "La ursa" em referência aos primeiros indícios de sua existência atrelada aos povos ciganos da Europa, em especial da Itália. O urso deixou de ser La ursa; aboliu a figura do caçador e da espingarda, agora eles têm nomes para a diversão e para a folia carnavalesca, nas disputas como se fossem blocos carnavalescos.
Márcio Aquino é o presidente do Ponto de Cultura da Portela mossoroense e conservador da tradição dos Ursos de Carnaval em Mossoró.
“É muito importante, como a gente já tem a lei dos ursos, participar dos editais da Lei Maurício de Oliveira e através dessa lei já conseguimos vários recursos com os ursos. A gente já vem trabalhando, já fomos contemplados em primeiro lugar e várias vezes nos editais da Lei Maurício de Oliveira, que nos ajuda a fortalecer nossa cultura de Ursos, com o apoio e incentivo dos órgãos públicos da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Cultura. Nossos Ursos fazem parte do Ponto de Cultura da Portela mossoroense”, declarou.
Postar um comentário