GOVERNO

640x128

 


Por Vonúvio Praxedes

O ano eleitoral de 2024 chega a metade do mês de maio. O município de Mossoró tem o registro de seis pré-candidatos que concorrerão ao pleito deste ano pela disputa ao Palácio da Resistência.

Confira abaixo os nomes que até agora estão na disputa:

  • Allyson Bezerra (União Brasil): Candidato natural à reeleição, Allyson neste momento de pré-campanha ainda não divulgou quem vai compor como vice, o que deve acontecer depois do Mossoró Cidade Junina.
  • Genivan Vale (PL): Presidente municipal do Partido Liberal, Genival teve a pré-candidatura ao executivo lançada em 23 de março depois do Senador Rogério Marinho romper com Allyson Bezerra.
  • Isolda Dantas (PT): Primeiro nome da oposição a declarar pré-candidatura, o PT informou em outubro de 2023 que a deputada Isolda era a escolha do partido para disputar a Prefeitura de Mossoró. Isolda afirma que mantém a decisão de disputar o executivo mesmo com o surgimento de outros nomes.
  • Lawrence Amorim (PSDB): Depois de dificuldades jurídicas entre a Câmara e Prefeitura no aspecto de contas, houve um rompimento político neste mês de maio entre Lawrence e Allyson. O parlamentar tucano integra a lista de três vereadores com mandato que se colocaram como pré-candidatos.
  • Zé Peixeiro (Republicanos): Ex-aliado do Prefeito Allyson, não entrou no chapão do União Brasil e ao se filiar ao partido 10, lançou pré-candidatura em meados de março.
  • Tony Fernandes (Avante): Líder da oposição na Câmara de Mossoró, Tony há muito tempo dava sinais de que sairia candidato a Prefeito, inclusive, com confirmação que não iria ser candidato à reeleição. Ao se filiar ao partido Avante no começo de abril, garantiu pré-candidatura a Prefeito.

A confirmação destes nomes na disputa vai acontecer apenas com a realização das convenções partidárias que no calendário da justiça eleitoral precisam acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto. Até lá, desistências e ou adesões certamente serão anunciadas.

Dos cinco pré-candidatos anunciados até agora da base oposicionista, um outro nome ainda deverá confirmar apoio a um desses personagens da política mossoroense. A ex-prefeita Rosalba Ciarlini tem organizado encontros do partido Progressistas, montou nominata com a direção da sigla, mas a tendência é dar apoio a um dos pré-candidatos já lançados.

Como apenas uma representante feminina como pré-candidata a Prefeita, existe a possibilidade de que mais mulheres ocupem as indicações a vice nas chapas. Nas eleições municipais passadas três políticas mulheres concorreram ao executivo mossoroense.

Nas eleições de 2020, foram seis candidaturas registradas: Allyson, Ceição, Cláudia Regina, Isolda, Ronaldo e Rosalba.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA

GOVERNO