Cerca de quatrocentas pessoas serão atendidas pelo mutirão para diagnóstico de doenças de câncer de pele, que está sendo realizado no Centro de Oncologia, durante toda a manhã deste sábado, 25.
A ação é uma parceria entre a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e a Prefeitura de Mossoró, com a estrutura do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM).
O objetivo é fazer a divulgação da prevenção do câncer de pele e facilitar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com um dos idealizadores, Thiago Demétrio, muitos pacientes demoram para conseguir uma consulta e muitos casos a doença vai se agravando. "A ideia é divulgar, prevenir, diagnosticar e priorizar os casos mais graves", frisa.
O mutirão para diagnóstico do câncer de pele conta a participação de cinco médicos especializados. Trata-se de uma equipe multidisciplinar, composta por três cirurgiões de cabeça e pescoço e duas dermatologistas. A parceria da Prefeitura consiste na disponibilização dos médico que atende no Centro Clínico (PAM do Bom Jardim).
Demétrio ressaltou que a escolha dos médicos serem exclusivamente do SUS tem como objetivo facilitar a continuidade dos atendimentos após o mutirão. "A ideia é evitar que o paciente passe pelo mutirão e não dê seguimento ao tratamento", explica.
Ângela Araújo, uma das pacientes que estavam aguardando atendimento, aproveitou a oportunidade para apresentar um problema de pele identificado há muito tempo. "Esse mutirão é uma ótima ideia. Faz tempo que tento uma consulta com um dermatologista e não consigo, por isso, estou aqui para aproveitar a oportunidade", diz.
Os médicos responsáveis pelo mutirão de hoje são: Thiago Demétrio, Diógenes Paiva, Jorge Moura, Kaline Ferraz e Ana Flávia.
Outros mutirões, direcionados a outros tipos de doenças, já estão sendo planejado. Já está sendo preparado para maio o mutirão de prevenção e diagnóstico do câncer de tireóide.

Postar um comentário