Dados inéditos do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/UFMG), baseados no Cadastro Único, revelam que o número de pessoas vivendo nas ruas no Rio Grande do Norte teve um agravamento, crescendo 109,4% no período de cinco anos.
Em números absolutos, o salto foi de 1.597 pessoas em 2020 para 3.345 em 2025. O levantamento aponta que, após uma breve oscilação para baixo durante o pico da pandemia em 2021, a curva de crescimento se tornou constante e acelerada a partir de 2023.
A situação na capital potiguar é ainda mais crítica do que a média estadual. Natal registrou um aumento expressivo de 134,1% no mesmo período.
Hoje, a capital concentra 62,8% de toda a população de rua do Rio Grande do Norte. Os dados mostram uma escalada preocupante: eram 898 pessoas nessa condição em 2020; o número subiu progressivamente até atingir 2.103 pessoas no ano passado.
No ranking regional, Natal ocupa agora a 5ª posição entre as capitais do Nordeste com maior população de rua.
O que diz o Governo
A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) reconheceu, em nota, as dificuldades. A pasta atribui o aumento a fatores estruturais, como falta de moradia digna e dificuldades de acesso a emprego e renda.
O governo admitiu que as políticas públicas atuais "ainda apresentam limitações de alcance e integração". A Semjidh destacou a necessidade urgente de qualificar serviços básicos que hoje são insuficientes, como:
- Banheiros públicos e acesso à água potável;
- Equipes de consultório na rua;
- Unidades de acolhimento e abordagem social.
A Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal) não se pronunciou sobre os dados alarmantes da capital.
O OBPopRua/UFMG aponta que o número referente a essa população saiu de 194.824 em 2020 para 365.822 no ano passado. De acordo com o levantamento, o crescimento pode ser atribuído, entre outros fatores, à ausência e/ou à insuficiência histórica de políticas públicas estruturantes de moradia, trabalho e educação envolvendo essa população,
O perfil dessa população reflete também a desigualdade racial do país: a cada 10 pessoas em situação de rua, 7 são negras.
No Nordeste, o RN é o 5º estado com o maior número absoluto de pessoas nas ruas (3.345), ficando atrás da Bahia (líder com mais de 16 mil), Ceará, Pernambuco e Maranhão.
Cenário regional e nacional
O Rio Grande do Norte segue uma tendência nacional, embora com intensidade superior. No Brasil, o aumento foi de 87,7% no mesmo período.
Jornal De Fato



Postar um comentário