Fácil

 


 

A duplicação da BR-304 já tem data para começar. Será no dia 22 de janeiro, quando o ministro dos Transportes Renan Filho estará no Rio Grande do Norte para assinar a ordem de serviço do trecho Mossoró-Assu. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (08) pela governadora Fátima Bezerra ao final de uma audiência no gabinete do ministro, em Brasília.

O trecho, primeiro a ser licitado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), tem 57,6 quilômetros. As obras serão realizadas pela Construtora Luiz Costa (CLC), sediada em Mossoró. O investimento é de R$ 367 milhões.

Na área de influência dessas duas cidades-polo regionais se concentra grande parte da produção de frutas e sal marinho, dois dos principais itens da pauta de exportações do RN. Além disso, é rota para importantes destinos turísticos no interior do Estado.

A Rodovia Federal BR-304 foi construída na década de 1960 para integrar as regiões do Rio Grande do Norte, permitir o escoamento da produção agrícola, mineral e industrial e conectar o RN ao Ceará.

“Luta de décadas que estamos tirando do papel, a duplicação dessa rodovia é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte e, principalmente, o que é mais precioso para todos nós: a segurança das pessoas que por ela transitam”, disse a governadora, lembrando que esta é a principal obra de infraestrutura incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3), lançado em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Além da segurança, essa obra vai ampliar a mobilidade, reduzir custos do transporte e atrair investimentos para o nosso Estado”, reforçou o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, que acompanhou a governadora na audiência com o ministro.

Ao final da audiência, Renan Filho informou que no dia do ato de assinatura da ordem de serviço será publicado no Diário Oficial da União, o aviso de licitação do segundo trecho, o que vai do entroncamento da Reta Tabajara com a BR-226, em Macaíba, até o município de Riachuelo, percurso de 38,1 quilômetros.

“Parabéns, governadora, por vencer essa batalha, elaborar o projeto e viabilizar os recursos para o início dessa importante obra!”, disse o ministro Renan Filho. Ele também anunciou que “no dia 14 [o DNIT] abrirá preços da licitação” para conclusão da duplicação da travessia urbana de Macaíba. “Esse trecho foi deixado fora do projeto da Reta Tabajara pelo governo anterior. E nós tivemos que fazer o projeto, viabilizar os recursos para concluir a duplicação e terminar os viadutos que já estamos fazendo.”


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA