![]() |
| Lerma e Barraco foram contratados pelo alvirrubro mossoroense |
O Campeonato Estadual que irá largar no sábado, 10, terá o sotaque estrangeiro. Ao todo, quatro jogadores de fora do país integram os elencos das equipes potiguares nesta temporada.
O Potiguar de Mossoró lidera a lista, com o zagueiro argentino Damián Barraco, ex-San Martín de Mendoza, e o atacante colombiano Andrés Lerma, formado na base da LDU, de Quito.
Ambos vêm sendo testado com Barraco já atuando de titular. Agora, dependem da regularização de jogo na CBF para poderem estar à disposição no jogo de domingo, 11, contra o Santa Cruz de Natal.
O Globo FC aposta no zagueiro boliviano Villavicencio, ex-Always Ready, enquanto o Potyguar Seridoense trouxe o atacante africano Fechale Tchagnao, natural do Togo.
A presença de estrangeiros no Estadual não é novidade e remonta à profissionalização do torneio, em 1974, quando nomes como o uruguaio Danilo Menezes marcaram época.
A seguir, o levantamento produzido pelo pesquisador Marcos Trindade ajuda a contar essa história.
1974 a 1980 – Danilo Menezes (URU). Meia do ABC, o estrangeiro de maior destaque da história do futebol potiguar. Campeão estadual em 1976 e 1978, tornou-se referência técnica e histórica no clube.
2007 – Rodrigo Astudillo (ARG). Atacante do América, teve boa passagem, com dois gols marcados no Estadual.
2010 – Hamilton (COR). Atacante do Potyguar Seridoense, levado inicialmente pelo técnico Diá para o América, acabou dispensado e assinou com o Potyguar. Seu nome é Dong Hyuk Sin.
2016 – Echeverría (PAR). Atacante do ABC, campeão estadual, disputou oito jogos e marcou dois gols.
2017 – Echeverría (PAR). Atacante do ABC, bicampeão estadual, com quatro gols marcados.
2019 – Pepe Álvarez (URU). Meia do ABC. Boris Sagredo (CHI), meia do ABC. Passagens sem grande destaque.
2022 – Daniel Porozo (EQU). Atacante do ABC, marcou apenas um gol no Estadual.
2024 – Javier Parraguez (CHI). Atacante do ABC, atuou em alguns jogos, sem balançar as redes.
2025 – Bayron Saavedra (CHI). Lateral do Potiguar de Mossoró, autor de um gol histórico no clássico contra o Baraúnas. Oscar Aravena (CHI), meia do Potiguar. Atuou apenas uma partida. Wolffe (EUA), zagueiro do Potiguar. Andrés Lerma (COL), atacante do Potiguar. Os dois últimos não chegaram a atuar.
2025 – Feliciano Brizuela (PAR). Atacante do ABC, participou de três partidas, sem marcar gols.
Por Marcos Santos/Jornal De Fato



Postar um comentário