Fácil

 


 


O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União uma resolução que autoriza enfermeiros a prescreverem antibióticos, ampliando oficialmente a lista de medicamentos que profissionais da categoria podem indicar durante consultas de enfermagem.

Entre os antibióticos listados na norma estão amoxicilina, ampicilina, azitromicina e eritromicina, que poderão ser receitados por enfermeiros conforme protocolos técnicos definidos nas instituições de saúde.

O Cofen afirma que a medida tem o objetivo de fortalecer a autonomia técnica dos enfermeiros e agilizar tratamentos, especialmente na atenção básica e em regiões com menos médicos, além de garantir mais acesso a cuidados de saúde à população.

A resolução está amparada pela legislação que já permite a prescrição de medicamentos por enfermeiros em rotinas institucionais e programas de saúde pública, consolidando a prática no âmbito do Processo de Enfermagem.

A medida, no entanto, gerou reação de parte da classe médica. O Conselho Federal de Medicina (CFM) criticou a resolução, afirmando que a prescrição de antibióticos seria uma competência privativa dos médicos, por envolver diagnóstico e definição de tratamento.

A nova norma entra imediatamente em vigor, e as receitas emitidas por enfermeiros deverão ser aceitas em farmácias, desde que observados os protocolos e critérios estabelecidos pelos serviços de saúde onde atuam.

Mossoró Notícia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA