A expectativa do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas) para o ciclo natalino 2025, que terá início no próximo sábado (6), é positiva e otimista. Com base nas projeções da Fecomércio do Rio Grande do Norte e nos indicadores recentes do comércio potiguar, a entidade que representa os empresários espera um desempenho superior ao registrado em 2024.
A movimentação financeira no ciclo natalino passado alcançou cerca de R$ 130 milhões. Segundo o Sindilojas, o cenário para este ano é favorável por diversos fatores, como o fato de o comércio potiguar vir apresentando crescimento consistente. Em agosto deste ano, o Rio Grande do Norte registrou a maior alta do varejo no Brasil, com avanço de 2,6%.
Outro fator para otimismo dos comerciantes foi a Black Friday passada, que se esperava movimentar R$ 75,9 milhões apenas em Mossoró, um crescimento de 3,4% em relação ao ano passado, o que demonstra a confiança do consumidor e prepara o terreno para um ciclo natalino ainda mais aquecido.
O presidente do Sindilojas, Michelson Frota, destaca que o ciclo natalino é a data mais importante do calendário varejista, representando o maior pico de vendas do ano para o comércio mossoroense. “É um período estratégico que concentra diversos fatores favoráveis: o pagamento do 13º salário, que injeta dinheiro na economia local; a tradição de presentear familiares e amigos; e o espírito de celebração familiar típico das festas de fim de ano”, disse.
Ainda de acordo com o dirigente patronal, este período é importante para o comércio porque impulsiona toda a cadeia produtiva local. Além das lojas de vestuário, calçados e acessórios — que lideram as intenções de compra —, movimenta também supermercados, restaurantes, serviços e prestadores diversos.
Além disso, o comércio amplia suas equipes para atender à demanda aumentada, representando ainda a oportunidade de recuperação. Para os lojistas que enfrentaram desafios ao longo do ano, o Natal oferece a chance de equilibrar o faturamento anual, como também fortalece o comércio de rua. Em Mossoró, 42,1% dos consumidores preferem comprar no comércio de rua, o que beneficia diretamente os comerciantes associados.
“Acompanhamos os estudos do Instituto Fecomércio RN para orientar nossos associados sobre as tendências de consumo, produtos mais procurados (roupas com 52%, perfumes/cosméticos com 36%, calçados com 30% e brinquedos com 30%), e comportamento do consumidor mossoroense”, explicou Michelson Frota.
Ciclo natalino ocorrerá de 6 a 31 de dezembro
Conforme cronograma firmado com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró (SECOM), o Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas) estabeleceu os horários especiais de funcionamento para dezembro. O comércio terá horário estendido durante todo o período natalino. O ciclo natalino ocorrerá de 6 a 31 de dezembro.
Na primeira semana, que compreenderá os dias 9 a 12, o horário de funcionamento do comércio mossoroense terá uma hora a mais, indo até às 19h. Já na segunda semana, de 15 a 23 do mesmo mês, o comércio funcionará até às 20h, ou seja, duas horas a mais do que o habitual.
Nos sábados (6 e 20) o funcionamento será até às 18h. No sábado, dia 13 de dezembro, o comércio poderá funcionar das 8h às 14h, mediante termo de abertura, por conta da data ser feriado municipal, em alusão à padroeira de Mossoró. Nos três próximos domingos (7, 14 e 21), as lojas poderão funcionar das 9h às 14h.
Na véspera de Natal (24 de dezembro) o comércio funcionará até às 17h. Já no dia 31 de dezembro (último dia do ano), o calendário programa o funcionamento do comércio até às 14h.
“O Sindivarejo tem trabalhado junto aos comerciantes para que invistam em: decoração natalina atrativa; promoções competitivas; atendimento de qualidade; presença digital e vendas on-line; diversificação do mix de produtos. Além disso, mantemos diálogo constante com a Prefeitura de Mossoró, que investiu no evento Estação Natal, na Estação das Artes, com atrações que prometem atrair moradores e visitantes, movimentando o comércio e a economia local”.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CICLO NATALINO:
- Sábados (6 e 20 de dezembro): funcionamento até às 18h
- Domingos (7, 14 e 21 de dezembro): funcionamento das 9h às 14h
- Primeira semana: comércio com 1 hora a mais
- Segunda semana: comércio com 2 horas a mais, até às 20h
- Dia 13 (Santa Luzia): horário especial, mediante termo de adesão
- Véspera de Natal (24): funcionamento até às 17h
- Dia 31 de dezembro: funcionamento até às 14h
Por Edinaldo Moreno / Jornal de Fato



Postar um comentário