Uma operação deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (7) investiga um grupo suspeito de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro praticados por meio de empresas de fachada e movimentações financeiras fraudulentas no Rio Grande do Norte.
De acordo com as investigações, o grupo investigado mantinha um "elaborado esquema de sonegação fiscal" há mais de 10 anos, utilizando empresas fictícias, fraudes contratuais e pessoas interpostas para ocultar a origem e o destino de recursos ilícitos.
Somente entre 2021 e 2024, as movimentações financeiras suspeitas ultrapassaram R$ 25 milhões, beneficiando diretamente os principais operadores do esquema. Pelo menos parte das empresas seria ligada ao ramo de reciclagem de papel.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em estabelecimentos comerciais e residências em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Caicó.
A operação foi comandada pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Deccor-LD), através da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes contra a Ordem Tributária (Deicot), com o apoio de outras divisões da Polícia Civil e da Secretaria Estadual de Tributação (Sefaz).
O nome da operação, “Paper Companies” (em tradução livre do inglês, “Empresas de Papel”), faz referência ao uso de empresas fantasmas criadas para emitir notas fiscais falsas e movimentar valores indevidos.
As investigações prosseguem com o objetivo de aprofundar a análise das movimentações financeiras e identificar todos os envolvidos na estrutura criminosa. Em breve mais informações.
G1/RN

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/A/35EYMJTDA61ssj3r0wrA/policia-civil.jpg)

Postar um comentário