Independência

Independencia banner

 

Foto: Divulgação

A terceira edição do Festival de Cinema do Semiárido (Cine Árido) terá a abertura oficial nesta quinta-feira, 27, às 19h, no pátio da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com exibição de filmes selecionados nas mostras competitivas.

O evento acontecerá nos próximos três dias, com entrada gratuita e aberta ao público. A programação contará com a exibição de 22 filmes potiguares produzidos por estudantes da Uern e cineastas potiguares.

Além da exibição das produções, o Festival traz à Mossoró uma das mais importantes atrizes do cinema nacional, a paraibana Marcélia Cartaxo, destaque nos filmes A Hora da Estrela (1985) e Pacarrete (2020). Sua participação acontecerá durante os três dias do evento, sendo a homenageada principal deste ano.

Também será homenageada a cineasta mossoroense Wigna Ribeiro. A solenidade ocorrerá na noite de premiação, dia 29 de novembro, no Multicine Cinemas Mossoró.

Ainda no dia 29 de novembro, o Cine Árido fará a Mostra Marcélia Cartaxo, apresentando alguns filmes da carreira da atriz, que participará de uma roda de conversa com o público. A atividade acontecerá a partir das 14h30, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), no Campus Central da Uern, em Mossoró.

Na mesma tarde, acontecerá também a Mostra Wigna Ribeiro, apresentando filmes da cineasta mossoroense. 

Antes do Festival, está acontecendo, desde o dia 17 de novembro, o “Esquenta Cine Árido”, com a oficina “Documentando”, ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles, com aulas sobre documentários e a prática de uma produção de um filme documental, que terá sua estreia no encerramento do evento.

As atividades seguiram com a oferta de oficinas formativas gratuitas. No dia 25 de novembro, foi realizada a oficina “Assessoria de Imprensa para Projetos Culturais”, ministrada pela jornalista Izaíra Thalita.

Nesta quarta-feira, 26, o público contou com três formações: “O design e a força de projetos sociais de impacto”, com o estudante de Rádio, Tv e Internet (RTVI) João Azevedo; “Produção executiva no cinema independente”, conduzida pela professora Kalyne Almeida; e “Empreendedorismo e Marketing: Fotografia e redes sociais na economia criativa”, ministrada pela publicitária Raquel Medeiros.

O evento é uma realização da Uern e do Banco do Nordeste Cultural Mossoró, com apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Confira a programação completa do Cine Árido 2025:

27 de Novembro

NOITE

Abertura do Cine Árido 2025

19h – Pátio da Faculdade de Educação da Uern

Presença da atriz e diretora de cinema Marcélia Cartaxo (PB)

Mostra Caatinga

Mostra Mossoró

28 de novembro

TARDE

Sessão de Filmes

16h – Fundação Casa do Caminho

Mostra Infantil

Sessão de filmes

14h30 – Auditório do Decom/Uern

Mostra Universitária

NOITE

Sessão de Filmes

19h – Auditório da Proec/Ufersa

Mostra Originários 

Mostra Potiguar

29 de novembro

TARDE

Sessão de filmes e roda de conversa

14h30 – Auditório da Fafic/Uern

MOSTRA WIGNA RIBEIRO

Vindouro – 15 min

Direção: Wigna Ribeiro

Três Igrejas – 20 min

Direção: Wigna Ribeiro

MOSTRA MARCÉLIA CARTAXO

Redemunho – 20 min

Direção: Marcélia Cartaxo

Casa do Louvor – 19 min

Direção: Marcélia Cartaxo e Cris Fragoso

Lispectorante – 1h33

Direção: Renata Pinheiro

RODA DE CONVERSA COM WIGNA RIBEIRO E MARCÉLIA CARTAXO

NOITE

Sessão de encerramento e premiação

19h – Multicine Cinemas/Partage Shopping Mossoró

Exibição do filme da oficina “Documentando”

Homenagem à cineasta Wigna Ribeiro

Homenagem à atriz e cineasta Marcélia Cartaxo

Exibição do filme “A Praia do fim do mundo” – 1h28 min

Direção: Petrus Cariry

Premiação do Cine Árido 2025



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA