O secretário municipal de Governo, Rodrigo Forte, da Prefeitura de Mossoró, explicou os principais pontos do novo edital, publicado na noite desta sexta-feira, 17, no Diário Oficial do Município, para dotar a cidade de Mossoró de uma arena esportiva.
A proposta geral, segundo Rodrigo Forte, é construir a arena com espaço para 15 mil torcedores e também um Centro Administrativo para as Secretárias da Prefeitura Municipal, sem nenhum custo para os cofres públicos municipais.
Para que isto seja possível, Rodrigo Forte explicou que a empresa que topar construir a Arena Esportiva, conforme o previsto no Edital, vai ganhar o terreno onde atualmente está o campinho de terra batida chamado de “Leonardinho” para construir o que desejar.
Quanto ao Centro Administrativo, quem receber o terreno nesta área nobre de Mossoró, será construído em outro local indicado pela Prefeitura Municipal. “Esta é nossa segunda tentativa e não vamos parar até construir um novo estádio para Mossoró”, destaca Rodrigo Forte.
Rodrigo Forte acrescenta que com a publicação do edital reformulado, espera que até dezembro o prefeito Allyson Bezerra quer apresentar a população, o cronograma de construção do novo estádio e também do Centro Administrativo.
O Nogueirão
O Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, foi construído no final dos anos sessenta numa área de quase 40 mil metros quadrados ao oeste do Centro de Mossoró-RN.
Esta região começou a crescer e se tornou o metro quadrado mais valorizado de Mossoró. O estádio, em ruínas, está localizado no coração do bairro Nova Betânia.
Os problemas estruturais foram aparecendo na medida que novas legislações de acessibilidade foram aprovadas. A estrutura antiga não reunia condições técnicas de se fazer adaptações.
Em 2004, parte do estádio quase que cai. A Justiça chegou a intervir, após denúncias do jornalista Cezar Alves e pedido formulado pela promotora de Justiça Anna Ximenes.
Em seguida, a Prefeitura Municipal investiu mais de R$ 6 milhões, recuperando parte da estrutura e até construindo cabines de imprensa e alas de cadeiras.
Entretanto, os problemas de acessibilidade continuavam, com uma interdição seguida de outra. Os últimos dez anos foram dramáticos para o estádio Nogueirão.
No início do governo Allyson Bezerra foi elaborado o processo de retorno do estádio para o Poder Público Municipal. A ideia era construir outro estádio no local.
A proposta não prosperou. No início de 2024, uma rajada de vento forte causou estragos em vários pontos de Mossoró, tendo arrancado, na ocasião, o teto do Nogueirão.
Sem recursos, a saída apresentada pelo Poder Público Municipal foi fazer uma permuta do terreno na área nobre de Mossoró com a iniciativa privada e, assim, ter um estádio novo.
Na primeira tentativa de publicação do edital, não apareceu interessado. Nesta sexta-feira, 17, a Prefeitura Municipal faz uma nova tentativa, publicando Edital com oferta mais atraente.
Mossoró Hoje
Postar um comentário