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Foto: Janildo Silva/Secom-JP

Uma aeronave que transportava o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), precisou realizar um pouso de emergência na manhã de sábado 27, na zona rural de Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o avião apresentou uma pane técnica durante o voo, o que levou à manobra rápida do piloto.

“Acabamos de passar por um grande susto. Estava retornando de Sousa, em um avião, e de repente foi perdendo potência o avião. Não tínhamos alternativa de pouso próximo e nem deu tempo para isso. Na Fazenda São José nós encontramos um espaço que estava sendo cortado o capim para a silagem e deu para que a gente pousasse com todos em paz, com saúde, ninguém ferido, só danos materiais do avião, trem de pouso, quebrou a asa, mas Deus é grande e estamos aqui mais uma vez a agradecer à Ele e a todos que estão rezando e orando por a gente”, disse Cícero Lucena em vídeo gravado após o pouso.

O secretário de Comunicação de João Pessoa, Janildo Silva, relatou que o grupo seguiu a pé por área de mata e depois pegou carona em um trator até alcançar uma via principal. “Eles estavam retornando para João Pessoa e nesse momento estão em deslocamento pela zona rural, então pegaram um trator, uma carona em um trator, inclusive. A gente imagina que dentro de uma hora e meia, mais ou menos, eles devem pegar os carros que estão aguardando eles e voltar para João Pessoa”, explicou.

De acordo com a Prefeitura, estavam a bordo, além do prefeito, os assessores Kauê Braga e Dudu Lins, e o piloto, Carlos Duarte. Todos saíram ilesos. O prefeito cumpria agenda no interior do estado como parte das articulações de sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião era um Neiva EMB-711C “Corisco”, prefixo PT-NON, fabricado em 1977, com capacidade para três passageiros, registrado para serviços aéreos privados e em situação regular de aeronavegabilidade.

O piloto Carlos Duarte explicou que o avião apresentou perda de potência e que precisou tomar a decisão em poucos minutos. “Eu tive cerca de 3 a 4 minutos para tomar essa decisão e optei por fazer uma aterragem sem potência. Fiz isso conforme todas as orientações do manual da fabricante da aeronave, seguindo os checklists previstos para este tipo de pouso. Encontrei uma área com vegetação rasteira, fiz o pouso com sucesso, sem ferimentos em nenhuma pessoa dentro do avião. Tivemos apenas avarias no trem de pouso e na asa direita da aeronave”.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou que já iniciou a coleta de informações da ocorrência. O órgão destacou que a investigação será conduzida com prazo variável, de acordo com a complexidade do caso, e que a divulgação de informações ocorre apenas no relatório final, cujo objetivo é contribuir para a prevenção de acidentes, disseminando lições aprendidas e recomendações de segurança.

Agora RN


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