A cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, sediará entre os dias 20 e 22 de agosto a Expofruit 2025 – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada. Considerada a maior feira do setor no país, o evento deve atrair mais de 40 mil visitantes e movimentar mais de R$ 90 milhões em negócios, de acordo com os organizadores.
A feira contará com mais de 400 expositores e será realizada na Estação das Artes, reunindo produtores, empresários, instituições públicas e compradores nacionais e estrangeiros. O tema desta edição será “Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”, com foco na divulgação da produção frutícola do Rio Grande do Norte e na geração de conhecimento técnico.
Além da movimentação nos estandes, a feira impulsiona o turismo e o setor de serviços da cidade. A expectativa é de ocupação máxima na rede hoteleira durante os dias do evento, além do aumento na procura por restaurantes, bares e transportes. A organização também projeta a criação ou manutenção de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.
Para Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX), “a Expofruit é um dos principais vetores de geração de negócios para a fruticultura irrigada do semiárido brasileiro. O evento movimenta não só os pavilhões da feira, mas hotéis, restaurantes, transporte, comércio e serviços”.
Rodada Internacional de Negócios
Durante a programação da Expofruit, será realizada a Rodada Internacional de Negócios – Frutas Frescas, parte do programa Exporta Mais Brasil, promovido pela ApexBrasil em parceria com o Sebrae-RN. A ação acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto e deve reunir compradores da Ásia, Europa, América do Norte e Oriente Médio interessados em frutas tropicais como melão, manga, mamão e banana.
Empresas brasileiras do setor de frutas frescas podem se inscrever gratuitamente para participar das rodadas. São 40 vagas disponíveis, e as micro e pequenas empresas selecionadas contarão com apoio técnico da ApexBrasil. Uma parceria com o Sebrae-RN também garante ajuda de custo para 15 pequenos negócios de fora do estado. A seleção dá prioridade a empresas do Norte, Nordeste e Distrito Federal, além de negócios liderados por mulheres e pessoas negras ou pardas.
João Hélio, diretor técnico do Sebrae-RN, destaca que “a Expofruit representa, para o Sebrae-RN e para todo o setor da fruticultura no Rio Grande do Norte, um evento estratégico, de grande relevância. É um espaço onde decisões importantes são tomadas, parcerias são firmadas e muitos negócios são gerados, não apenas durante a feira, mas especialmente no período que se segue a ela”.Local musical events
Curso de Certificação Fitossanitária
Outra atividade confirmada é o Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada (CFOC), promovido pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn). O curso acontece de 19 a 22 de agosto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e é voltado a engenheiros agrônomos. As inscrições estão abertas no site do Idiarn, com 40 vagas e taxa de inscrição de R$ 150.
Parcerias e Realização
A Expofruit 2025 é organizada pelo COEX, Sebrae-RN e Ufersa, com promoção da PromoExpo. O evento conta com patrocínio dos governos federal e estadual, Prefeitura de Mossoró, Banco do Nordeste e ApexBrasil. Também possui apoio de diversas instituições como Idiarn, Emparn, Idema, Fiern, Faern/Senar, Abrafrutas, Codevasf, Crea-RN, Confea, OCP Brasil e veículos de mídia como Editora Gazeta, Notícias Agrícolas e Sistema.
Postar um comentário