O Hemocentro de Mossoró convoca doadores e a sociedade de um modo geral a comparecerem ao centro de coleta, localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), a fim de repor o estoque do banco de sangue, que se encontra neste momento em nível crítico.
“Este é um trabalho contínuo de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Precisamos, urgente, que a sociedade procure a unidade local para que possamos atender às possíveis demandas que geralmente ocorrem na região e salvar vidas,” destaca Micheline Fernandes Costa, assistente social.
“A doação é acima de tudo um ato de amor ao próximo, voluntário e solidário e que faz toda a diferença na vida de pessoas que precisam neste momento. É um gesto simples e rápido e é a esperança de alguém que, porventura, venha a precisar,” enfatiza Mariana Rezende, diretora-geral do Hemocentro Regional de Mossoró.
O Hemocentro Mossoró funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem fechar para almoço, e aos sábados das 7h às 17h. Antes da doação, o voluntário passa por uma entrevista composta por 20 perguntas a respeito da saúde, estilo de vida da pessoa e, dependendo das respostas, ela estará apta ou não para prosseguir o procedimento.
Confira outros critérios para submissão ao processo de doação de sangue:
- Apresentar documento de identificação original com foto;
- Ter entre 16 e 69 anos (entre 16 e 17 devem estar acompanhado dos pais);
- Pesar mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não estar tomando medicamentos que podem afetar a saúde;
- Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
- Não ter feito cirurgia recentemente;
- Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
- Não ter feito endoscopia nos últimos 06 meses;
- Não estar gripado ou ser portador de doença contagiosa;
- Não estar exposto à situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas.
Postar um comentário