A Prefeitura de Mossoró iniciará na próxima segunda-feira (14), a campanha de vacinação antirrábica no município. Na fase inicial, as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começam o processo de vacinação pela zona rural.
As comunidades rurais do polo Maísa serão as primeiras a serem visitadas, assim como aconteceu no ano passado. Em agosto, a campanha de imunização de cães e gatos será iniciada na zona urbana, conforme calendário que será divulgado.
“Considerando que o nosso município possui uma grande área de zona rural, vamos começar a campanha pelas comunidades rurais, na próxima semana. Para isso, elaboramos um cronograma para contemplar todas as localidades do nosso município. De segunda a sexta-feira, nossas equipes visitarão as casas para realizar a vacinação dos animais”, explicou Ana Liza, coordenadora de Saúde e Bem-estar Animal do município.
A Coordenação de Saúde e Bem-estar Animal orienta que a vacina é voltada para cães e gatos a partir dos três meses, inclusive aqueles que já foram vacinados no ano passado. Os tutores devem ficar atentos aos animais prenhes, enfermos e em tratamento de saúde, comunicando às equipes sobre a situação. Além disso, em caso de animal bravio, a orientação é que o tutor leve o pet com a focinheira no ato da vacinação.
A campanha de vacinação contra a raiva em Mossoró se estenderá até o mês de setembro.
Raiva
É uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem. Ela é de extrema importância para a saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitida por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.
Transmissão
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, à extensão e à profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.
Postar um comentário