Está acontecendo em Mossoró, até a próxima sexta-feira (9), a "Semana Saúde na Escola". A iniciativa promove vacinação para crianças e adolescentes nas escolas públicas, nas redes municipal e estadual de ensino.
Neste ano, a campanha tem como tema: "Vacinação nas Escolas - Ciência e Defesa da Vida". Para estudantes com até 15 anos, são ofertadas vacinas contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana. Para os maiores de 5 anos e menores de 15 anos, além dessas, há proteção contra meningite e HPV.
"A imunização das crianças e dos adolescentes é fundamental para prevenir doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra agentes causadores de doenças graves", explicou Aline Oliveira, coordenadora do PSE da Secretaria Municipal de Saúde do município.
A iniciativa acontece numa parceria do Município de Mossoró com o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
A proposta busca uma mobilização nas escolas entre as equipes de saúde e as equipes de educação para atuação integrada, abordando a temática definida para o ano. A intenção é marcar um período de aproximação entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e os profissionais da Educação Básica das escolas da rede pública de ensino, a partir das ações de promoção e de prevenção de agravos à saúde, realizadas durante este período, que pode ou não ser apenas uma semana, permitindo que a interação se torne parte do cotidiano da escola.
PSE
Instituido pelo Decreto n° 6.286/2007, o Programa Saúde na Escola visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes do ensino básico da rede pública, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas da Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação. Segundo dados preliminares de adesão ao Ciclo 2025/2026 do PSE, o programa conta com a participação de 5.544 municípios brasileiros, 109,8 mil escolas e 27,8 milhões de estudantes, com a maior adesão da história do programa.
Postar um comentário