Governo RN

 


 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quinta-feira (17) a Pesquisa das Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios do Censo 2022. O estudo analisou uma série de indicadores sobre infraestrutura e condições urbanas nas áreas residenciais. Para os municípios potiguares com mais de 100 mil habitantes (Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante), os dados evidenciaram distintos desempenhos entre os municípios potiguares no que se refere às características urbanísticas do entorno dos domicílios.

A pesquisa avaliou aspectos como pavimentação das vias, presença de calçadas, rampas para cadeirantes, iluminação pública, arborização, pontos de transporte coletivo e sinalização para ciclistas, entre outros indicadores.

Conforme o Censo Demográfico, Mossoró se destacou na arborização (74,73%) e na proporção de calçadas ou passeios (94,55%). Em contrapartida, a segunda maior cidade potiguar registrou alto índice na existência de obstáculos nas calçadas, alcançando 84,2%. Este também foi um problema comum, com altos percentuais em todas as cidades. Em São Gonçalo do Amarante atingiu 80,99%.

Ainda de acordo com a pesquisa, Parnamirim apresentou a maior taxa de vias com circulação de veículos pesados (96,49%) e boa cobertura de vias pavimentadas (90,57%). Já Natal liderou na presença de bueiros ou bocas de lobo (35,23%) e também registrou alta disponibilidade de rampas para cadeirantes (18,21%). São Gonçalo do Amarante sobressaiu na presença de vias sinalizadas para bicicletas (2,2%) e em iluminação pública (98,84%), embora tenha obtido os menores índices de bueiros (11,65%) e arborização (56,78%) entre os municípios analisados.

Entre esses municípios com mais de 100 mil, Mossoró liderou no quesito via pavimentada. O índice ficou em 92,27. A cidade também teve alta porcentagem no indicador de Via com capacidade de circulação de caminhão, ônibus e transporte de carga (93,79%), Existência de iluminação pública (98,6%). Já no indicador Existência de rampa para cadeirante (17,02%), ficou somente à frente de São Gonçalo do Amarante (16,97%) e atrás de Parnamirim (20,7%) e Natal (18,21%).

Por Edinaldo Moreno – Jornal de Fato


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA