As equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizaram, durante o mês de outubro, a verificação de mais de 3062 instrumentos metrológicos em Natal e em 43 cidades do interior do estado.
Foram verificados 1420 cronotacógrafos, 783 balanças, 549 bombas de combustíveis, 135 taxímetros, entre outros. Os instrumentos com maior número de irregularidades foram as bombas de combustíveis com erros em 6,3% dos ensaios realizados, seguido pelas balanças com 4,9% de reprovações. É importante ressaltar que, as irregularidades encontradas que tragam prejuízo ao consumidor, estes são retirados de uso até passarem por reparos e, o estabelecimento comercial é autuado sob pena de multa.
O IPEM/RN é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do Governo do Rio Grande do Norte, vinculada administrativamente à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec/RN).
Para denúncias, informações ou dúvidas, a população pode entrar em contato com o órgão pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou pelo whatsapp (84) 98147-9433.
Postar um comentário