Banner

OCULUM 600 120

 

Foto: Divulgação

A Casa de Acolhimento Anatália de Melo Alves, a primeira casa abrigo no Estado do Rio Grande do Norte a ter a gestão do Governo do Estado, foi criada em 2020 com o objetivo de atender às diretrizes da Lei Maria da Penha e como uma estratégia essencial para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Situada em Mossoró-RN, a Casa Abrigo oferece um ambiente seguro para mulheres vítimas de violência com risco iminente de morte, acolhendo também seus filhos e filhas, se necessário.

Integrada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Casa Abrigo proporciona atendimento especializado de proteção social de alta complexidade. Esse serviço é disponibilizado gratuitamente e funciona 24 horas por dia. A instituição é mantida por uma parceria entre o Centro Feminista 8 de Março (CF8) e o Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS/RN).

É comum que as mulheres e suas crianças cheguem à Casa Abrigo com apenas as roupas do corpo e, muitas vezes, descalços, devido à urgência e rapidez necessárias para garantir sua segurança. Em muitos casos, a equipe de resgate não consegue coletar itens pessoais importantes, como roupas, calçados, documentos, brinquedos, acessórios e fotografias.

Cláudia Lopes, Coordenadora da Casa de Acolhimento Anatália de Melo Alves, conta que a parceria com a Arara Social surgiu a partir da relação com a Casa Abrigo Clara Camarão de Natal. A Arara Social adota uma proposta de consumo sustentável, onde as peças produzidas podem ser recicladas para a confecção de novas roupas, além de possibilitar a doação de peças para beneficiar outras mulheres necessitadas. “Essa parceria é de extrema importância, pois acolhemos mulheres de todo o estado, vítimas de violência doméstica e familiar. Muitas vezes, essas mulheres chegam com apenas a roupa que estão vestindo ou com poucas peças, pois precisam sair com urgência de seus municípios, e suas roupas estão muitas vezes presas ou extraviadas”.

Foto: Divulgação

Dada a frequência desses casos, a Casa Abrigo realiza campanhas contínuas para arrecadar roupas, calçados, brinquedos e itens para o lar. Recentemente, a Casa de Acolhimento recebeu doações da Arara Social, uma iniciativa da Arara Azul de Natal/RN. Essas doações são direcionadas para projetos sociais que impactam diretamente mulheres em situação de vulnerabilidade. A Arara Social atua como ponto de coleta de doações de peças em bom estado, que serão destinadas às mulheres que estão abrigadas na Casa Anatália de Melo Alves.

“Acreditamos que a moda pode ser uma poderosa ferramenta de mudança. Pequenos gestos, como a doação de roupas, têm o poder de causar um impacto profundo. Juntas, a Arara Azul e a Casa Anatália Alves de Melo estão comprometidas em apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, ajudando-as a trilhar novos caminhos com confiança e esperança”, destaca Valéria Ferreira, Coordenadora do Projeto Arara Social. Essas ações são essenciais para amenizar os impactos das violências sofridas e apoiar a reconstrução de vidas, proporcionando às mulheres e suas crianças um recomeço com mais dignidade e esperança.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA