Banner

OCULUM 600 120

 

Um total de 13 municípios potiguares localizados na Região Oeste concentra pouco mais de 12% do total de novos negócios abertos no Rio Grande do Norte, no primeiro semestre de 2024. No período, segundo levantamento do Sebrae no Rio Grande do Norte, feito com base em dados da Receita Federal do Brasil, dos 22.786 empreendimentos abertos no estado, 2.815 estão localizados nas cidades que compõem a regional, atendida pela Agência Sebrae de Mossoró.

A Regional Oeste, como é conhecido o grupo de municípios, considera um recorte de toda a Região Oeste. É composta pelos municípios de Mossoró, Governador Dix-sept Rosado, Upanema, Apodi, Campo Grande, Janduís, Caraúbas, Felipe Guerra, Baraúna, Tibau, Grossos, Serra do Mel e Areia Branca.

Entre eles, o município de Mossoró concentra o maior número de novos empreendimentos criados nos seis primeiros meses do ano, com 2.136 negócios que iniciaram as atividades em 2024. Em segundo lugar aparece a cidade de Areia Branca, com 125 formalizações, seguido de perto por Apodi, que registra a formalização de 121 negócios.

Segmento

Já entre os setores analisados, o destaque fica por conta dos serviços, que congrega 55% do universo de 2.815 novos negócios, com um total de 1.550 de novas operações abertas. A lista traz ainda os segmentos de comércio e construção civil entre os principais na abertura de empreendimentos.

Sob esse aspecto, ainda conforme o levantamento, o segmento da prestação de serviços também concentra o maior número de novos negócios formalizados no estado, totalizando 13.305 empreendimentos que passaram a operar neste ano.

MEI

Ainda de acordo com os dados que constam no levantamento, o Micro Empreendedor Individual (MEI) é a categoria com mais negócios formalizados no primeiro semestre, no estado e na Região Oeste.

Dos 22.786 novos negócios abertos no estado, 16.535 são MEIs, ante os 4.432 de Micro Empresa (ME). Empresas de Pequeno Porte e demais categorias somam 1.801 empresas abertas no período.

Já na Regional Oeste, o total de MEIs alcança a marca de 1.830 novos negócios. Micro empresas somam 715 novos empreendimentos abertos em 2024.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA