GOVERNO

640x128

 


A partir desta quarta-feira, 1º de maio, a tarifa da Companhia Potiguar de Gás (Potigás) para o Gás Natural Veicular (GNV) irá reduzir R$ 0,10, passando a ser comercializada para os postos de combustíveis no valor de R$ 3,76 o metro cúbico, já com impostos inclusos. Mais de 55 mil veículos que usam o GNV no RN serão beneficiados com a medida.

A redução é resultado das atualizações nos contratos de aquisição do gás natural pela Potigás, que ocorrem a cada três meses e acompanham índices internacionais atrelados ao petróleo.

“Gostamos sempre de destacar que a Potigás não é remunerada pela venda do gás. O valor pelo qual adquirimos o gás dos produtores é repassado para nossos clientes sem qualquer acréscimo. Assim, quando a molécula baixa nós repassamos a baixa, da mesma forma ocorre quando há aumento. O lucro da empresa se dá pela construção da infraestrutura para distribuição do gás no RN, explica Marina Melo, diretora-presidente da Potigás.

Com a redução, a competitividade do GNV frente aos combustíveis líquidos irá aumentar. De acordo com a última pesquisa de preços realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a utilização do GNV representava uma economia de 32% com relação à gasolina e de 43% ao etanol.

Além da economia, o GNV tem como vantagens uma menor emissão de poluentes; maior segurança, pois o risco de combustão é menor e o gás dissipa rapidamente em caso de vazamento; além de não ser passível de adulteração pois chega ao posto por tubulação subterrânea da Potigás.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA

GOVERNO