Governo

640x128

O narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, de 56 anos, está entre os 24 detentos transferidos da penitenciária federal localizada em Mossoró, no Rio Grande do Norte, para a unidade de Catanduvas, no Paraná.

A transferência do detento foi confirmada na manhã de segunda-feira (4). Beira-Mar estava custodiado no presídio federal de Mossoró desde o mês de janeiro de 2024, quando havia sido transferido da unidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A transferência dele, juntamente com outros 23 presos, aconteceu no sábado (2), 17 dias após Deibson Cabral Nascimento, o Tatu, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, o Martelo, de 35 anos, conseguirem escapar da unidade de segurança máxima. Os dois continuam foragidos.

A transferência de detentos do sistema penitenciário federal é algo rotineiro. O rodízio evita que, principalmente os chefes das facções criem vínculos nas cidades onde estão custodiados e, principalmente, consigam passar informações deste locais.

NOTA DA CORREGEDORIA DA PENITENCIÁRIA FEDERAL SOBRE A TRANSFERÊNCIA

"O rodízio de internos entre as penitenciárias do Sistema Penitenciário Federal é estratégia de rotina. A transferência de presos da Penitenciária Federal de Mossoró, nas últimas horas, foi autorizada, mediante solicitação do Diretor do Sistema Penitenciário Federal, pela Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró, tendo em conta essa necessidade de rodízio.

 Ademais, a Portaria nº 615, de 2024, do Ministério da Justiça, autorizou o emprego de Força Penal Nacional, em caráter episódico e planejado, para treinamento, sobreaviso e reforço da segurança externa da Penitenciária Federal em Mossoró.

O treinamento intensivo quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança, que conta com a participação também do Grupo de Ações Especiais Penitenciárias, está sendo realizado dentro da unidade prisional, o que requer a redução da quantidade de internos.

 O efetivo transferido e o atual mantido na unidade não serão divulgados por questão de segurança.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim