Escrita

Escrita banner

 

Mossoró acolheu e empossou no sábado (17) no adro da Catedral de Santa Luzia em Mossoró, Dom Francisco de Sales Alencar Batista como seu sétimo bispo.

A posse canônica contou com a celebração de uma missa conduzida pelo arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom João Cardoso, no adro da catedral de Santa Luzia com a presença dos fiéis.

A solenidade foi aberta com a leitura da bula (documento) do Papa Francisco pelo Colégio de Consultores, nomeando Dom Francisco de Sales como bispo da Diocese de Mossoró em substituição a Dom Mariano Manzana, que ocupava a função desde 2004.

A governadora Fátima Bezerra esteve presente na cerimônia de posse e saudou o novo bispo, lhe entregando uma bandeira do Rio Grande do Norte e uma imagem de Nossa Senhora do Carmo. A gestora também lembrou lembrou o legado de Dom Mariano.

“Damos as boas-vindas ao senhor, Dom Francisco, com nosso coração tomado de felicidade de recebê-lo nesta casa. O senhor chega trazendo muita vida para todos nós, sem deixar de reconhecer também o legado tão inspirador deixado por Dom Mariano Manzana, como exemplo de fé, pela vida sacerdotal, pela missão cumprida à frente dessa Diocese ao longo de quase vinte anos, pautada pelos princípios da solidariedade, pelo respeito de pelo amor ao próximo.” Exaltou a governadora. 

Rito 

A programação seguiu o ritual religioso de entrega do báculo (cajado) ao novo bispo por Dom João como um gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo diocesano. Dom Francisco entrou na Catedral para um momento de Adoração ao Santíssimo e depois aos pés da imagem de Santa Luzia pediu a sua intercessão. 

O novo bispo 

Dom Francisco de Sales Alencar Batista, nasceu 17 de abril de 1968 em Araripina/PE. É da Ordem dos Freis Carmelitas e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995. Foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Diocesano de Mossoró em 18 de novembro de 2023, após a renúncia e indicação do então bispo de Mossoró Dom Mariano Manzana, ao completar 75 anos. Até o ano passado, Dom Francisco ocupava então o bispado da cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, tendo assumido no ano de 2016. 



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim