Independência

BANNER BLOG 2024 0001

 

Previsto para ser instalado em janeiro, o novo tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) ainda não entrou em funcionamento. O Hospital está sem realizar tomografias desde 26 de outubro do ano passado, quando o antigo equipamento quebrou.

Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) adquiriu, com recursos próprios, um novo tomógrafo. Na época, a previsão era de que o aparelho começasse a funcionar dentro de até 20 dias úteis, por volta do dia 25 de janeiro. Segundo a Sesap, o período era necessário para que acontecesse retirada do tomógrafo antigo, além de uma adequação física na sala de tomografia para instalação do equipamento.

No entanto, o novo aparelho ainda não começou a funcionar e, segundo a Sesap, os pacientes que necessitam realizar o exame seguem sendo remanejados para o Hospital São Luiz e para a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).

Em entrevista ao Jornalismo TCM, Robson Amorim, diretor da Liga, informou que expectativa é de que a unidade só receba pacientes do HRTM até o dia 19 de fevereiro. “A pedido da Sesap estamos recebendo os pacientes por um período. Inicialmente até o dia 19 de fevereiro. Até lá, estamos na expectativa que até lá eles resolvam o problema ou a gente precise sentar para ver como fica. Porque, como eu falei, não é uma equipe que a gente tem, é uma estrutura que estamos montando para dar apoio durante esse período”.


O Jornalismo TCM procurou a Sesap para saber o motivo do atraso na instalação do novo tomógrafo. De acordo com a Secretaria, o processo está se encontra na última etapa neste momento e “a previsão inicial não foi cumprida devido à empresa responsável pela última parte da instalação alegar a falta de engenheiros suficientes para cumprir a demanda, ficando assim a última semana de fevereiro como o novo prazo estimado pela empresa para o funcionamento pleno do equipamento”.

A Secretaria afirma que até lá, “pacientes seguirão sendo atendidos nas duas unidades designadas desde o ano passado para a realização de tomografias em Mossoró”.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A instalação do novo tomógrafo do Hospital Tarcísio Maia segue em sua última etapa neste momento. A primeira foi a retirada do antigo equipamento que foi feita por uma determinada empresa. A segunda etapa foi a adaptação física da sala, visto que são dois equipamentos diferentes, o que demandou alterações no local, após um levantamento feito pela área de engenharia da Sesap, a partir de indicações feitas pela empresa do novo equipamento. A terceira etapa, em curso atualmente, é a instalação do tomógrafo que demanda uma série de pontos, desde a instalação e cura da nova base, instalação física, instalação de equipamentos eletrônicos e de softwares e período de testes. A previsão inicial não foi cumprida devido à empresa responsável pela última etapa alegar a falta de engenheiros suficientes para cumprir a demanda, ficando assim a última semana de fevereiro como o novo prazo estimado pela empresa para o funcionamento pleno do equipamento. Até lá, os pacientes seguirão sendo atendidos nas duas unidades designadas desde o ano passado para a realização de tomografias em Mossoró.

TCM Notícia


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum