Independência

BANNER BLOG 2024 0001

Foto: Allan Erick/Blog do PC
 

A Prefeitura de Mossoró iniciou na segunda-feira (15) a construção do Centro Comercial e reforma da Praça da Independência na rua Bezerra Mendes, bairro Centro. A Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Allyson Bezerra. O projeto, que há décadas era esperado pela população, finalmente sairá do papel e trará benefícios para o comércio local, para a economia da região e resolverá de vez um problema histórico, proporcionando espaços adequados para os comerciantes ambulantes, desobstruindo as calçadas, o trânsito e com mais acessibilidade. O investimento do Município supera R$ 10,5 milhões, viabilizados por meio do programa “Mossoró Realiza”, com previsão de conclusão em 18 meses.

Prefeito Alysson Bezerra durante a cerimônia de assinatura da OS (Foto: Allan Erick/Blog do PC)

“Ao assumirmos a Prefeitura iniciamos um grande diálogo com aqueles que queriam acessibilidade no centro da cidade, com os comerciantes, com os camelôs, e a partir daí construímos um grande projeto. Uma obra orçada em mais de 10 milhões de reais, onde vamos construir um grande centro de comércio, trazendo dignidade e que tenhamos condições de que todas as calçadas do centro da cidade de Mossoró vão estar livres para todos transitarem”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

O Centro Comercial terá 311 unidades de boxes, sendo dispostos em 15 (quinze) tipos de módulos distintos. Haverá também quatro boxes destinados ao comércio alimentício. Além destes, haverá: banheiros femininos e masculinos, contendo sanitários para pessoas com deficiência; despensa e área técnica; posto da Guarda Civil Municipal, contendo um setor administrativo, sala da GCM, informações turísticas, lavabo acessível e despensa; módulo de casa de lixo; bicicletário com 16 vagas; 20 de táxi; uma vaga para embarque e desembarque de passageiros usuários de carro por aplicativo; 34 vagas de moto; 5 vagas de motoboy; 17 vagas de mototáxi; paginação de piso intertravado; cobertura com estrutura metálica; e reforma da Praça da Independência.

“Nós definimos no final do ano passado um passo a passo de realocação dos comerciantes, de reorganização desse espaço da rua Bezerra Mendes, Praça da Independência e imediações do Mercado Central. Trabalhamos duro nas últimas semanas. Hoje, dia 15, assinada a Ordem de Serviço, começa a construção do Centro Comercial de Mossoró, que logo vai abrigar todos esses comerciantes ambulantes para trabalharem com conforto e qualidade no centro da cidade”, pontuou Frank Felizardo, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT).

Além disso, o projeto contemplará diversos elementos e mobiliários para promover a acessibilidade do Centro Comercial, como corrimões; guarda-corpos, piso tátil (emborrachado), piso não trepidante; rampas; desníveis; escadas, alturas e profundidades de bancadas adequadas, três lavabos acessíveis; além de dois convencionais e vagas de estacionamento acessíveis.

O diálogo entre a Prefeitura e os comerciantes ambulantes foi um marco em todo o processo, dá elaboração do projeto à realocação dos ambulantes. “Os camelôs estão muito felizes. Um diálogo muito bom da Prefeitura com a gente. O governo municipal escutou a associação. A gente fez mais de 14 reuniões para decidir a rua, o local que íamos ficar, o tamanho das bancas. Graças a Deus, foi muito importante a reunião com a Prefeitura”, enalteceu Abraão Lincoln, presidente da Associação dos Comerciantes Ambulantes de Mossoró.

Foto: Allan Erick (Blog do PC)

Foto: Allan Erick/Blog do PC








Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum