Independência

BANNER BLOG 2024 0001

Após chuvas registradas no primeiro dia do ano, o muro de uma casa no município de Tibau/RN desmoronou. A residência que pertence à família de Camila Horonato enfrenta problemas de estruturas por causa de uma cratera que abriu na rua.

De acordo com Camila, a família tem a casa há mais de 38 anos. No fim de semana, eles se reuniram para comemorar o réveillon; no dia 1º de janeiro, a família acordou com o estrondo do muro desabando. “A chuva foi muito forte e derrubou o muro. Estávamos todos dormindo e saímos preocupados, achando que a casa estava sendo levada”.

Segundo Camila, a casa da família fica na Rua Projetada, ao lado de uma via pública, que com o passar dos anos foi cedendo, até abrir as crateras. A cada ano, durante o período chuvoso, o solo cede mais e começou a afetar as casas ao redor, colocando as construções em risco de desabamento. Além da casa deles, uma residência vizinha também já foi afetada e teve algumas partes afundadas.

“Quando construímos não era assim; começou a abrir com o passar dos anos. Tinha uma galeria que foi embora com as chuvas”, explica Camila.

Casa afetada pelos deslizamentos em Tibau/RN. Foto: Cedida.

Ainda de acordo com ela, a família contatou diversas vezes a prefeitura para tentar resolver a situação. Em uma das vezes foi informado que havia uma perspectiva de obras no local para calçar a rua incluindo um projeto de drenagem, mas não foi realizado.

“O meu pai já teve uma audiência com o pessoal da prefeitura há um ano. Eles disseram que existia até um projeto para ser feito isso, mas nada; entra ano, sai ano e é a mesma coisa”, relata.

O Jornalismo TCM buscou a Prefeitura de Tibau para saber sobre a situação. Em nota, o município explicou que as construções na área foram realizadas em zonas de preservação ambiental, contrariando normas vigentes, e que as edificações não possuem alvará.

A Prefeitura ainda afirmou que, diante da situação, “uma equipe de engenharia realizou visita no local que irá realizar uma análise detalhada do incidente, sendo implementadas as soluções técnicas mais apropriadas para resolução”.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Tibau esclarece sobre o deslizamento de terra ocorrido na Rua Projetada, próximo ao Club Alibi e nas proximidades da Rua Estrela do Mar, que:

As construções em referida área foram realizadas em zonas de preservação ambiental, contrariando normas vigentes.

As edificações não possuem Alvará de construção emitido pela Prefeitura.

Diante da situação, a equipe de engenharia da Prefeitura realizou visita no local e está mobilizada para realizar uma análise detalhada do incidente.

Serão implementadas as soluções técnicas mais apropriadas para a resolução da situação com brevidade.

A Prefeitura reafirma o seu compromisso com a segurança e bem-estar da população e visitantes. 

TCM Notícia


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum