Independência

BANNER BLOG 2024 0001

 


Com a chegada do período de chuvas, as medidas de prevenção às arboviroses são intensificadas num trabalho conjunto entre Prefeitura de Mossoró e população que também deve colaborar neste processo. A administração pública reforça o trabalho que já é realizado ao longo de todo o ano e ainda orienta os moradores do município para os cuidados no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O período de chuvas exige da população cuidados redobrados para eliminação de focos do mosquito que transmite doenças como dengue, Zika e chikungunya. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica o trabalho de conscientização junto à população.

Paralelo a essa ação, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) seguem o trabalho de prevenção e combate a possíveis focos do Aedes aegypti. Além do trabalho educativo, os agentes de combate às endemias realizam visitas aos moradores, verificando a situação dos imóveis no mais diversos bairros do município.

“É importante que a população nos ajude e também faça a sua parte. Para isso, é necessário que as pessoas observem os seus quintais, evitando água parada em recipientes descobertos, por exemplo. Se cada um fizer a sua parte conseguiremos bons resultados em prol de toda coletividade”, orientou Sandro Elias, diretor do Centro de Controle de Zoonoses do município.

Para o esclarecimento de dúvidas e outras informações o Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza o número de telefone: 3315-4833.

Cuidados:

— Tampe os tonéis e caixas d’água;

— Mantenha as calhas sempre limpas;

— Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

— Mantenha lixeiras bem tampadas;

— Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

— Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

— Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

— Retire água acumulada na área de serviço, do recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa;

— Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

— Limpe ralos e canaletas externas;

— Mantenha a atenção em bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;

— Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

— Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum