Cacim

Print

 

A Black Friday, celebrada sempre na última sexta-feira de novembro, conhecida por suas grandes ofertas e descontos, desempenha um papel significativo no impulso das vendas do comércio no último trimestre do ano. Em 2023, de acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), estima-se que a data contribuirá com R$ 332 milhões para o varejo de Natal e R$ 71 milhões para Mossoró.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, enfatizou a importância da Black Friday como uma oportunidade para aumentar as vendas através de ações promocionais.

"Essas ofertas incentivam os consumidores a antecipar as compras de Natal e até mesmo a gastar mais. Em Natal, por exemplo, cerca de 74% dos consumidores estão dispostos a adquirir itens não planejados, desde que o desconto seja atrativo", explicou Queiroz.

A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio RN entre os dias 16 e 24 de outubro de 2023 entrevistou 609 consumidores de Natal e 501 de Mossoró, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

Em Natal, cerca de 59,3% dos residentes têm a intenção de realizar compras durante a Black Friday de 2023. Este índice se aproxima dos números pré-pandemia, registrados em 2019 com 59,8% dos consumidores pretendendo comprar, e é superior em relação ao ano anterior, quando 57,1% planejavam gastar.

A maioria dos consumidores que participarão das compras em Natal são do sexo feminino (62,9%), têm entre 35 e 44 anos (63,3%), possuem ensino superior completo (63,3%) e têm uma renda mensal superior a 10 salários (71,7%).

Apesar do aumento no interesse pelas ofertas, a pesquisa indica que o gasto médio dos consumidores de Natal deve diminuir em comparação com o ano passado. Em 2022, os consumidores planejavam gastar em média R$ 762,50, enquanto este ano, o valor apurado foi de R$ 744,55.

Já em Mossoró, apenas 43% dos entrevistados têm planos de comprar durante a Black Friday. Dos 57% restantes, a maioria não acredita nas ofertas oferecidas durante a data (37,2%) ou não comprará devido à falta de recursos financeiros (27,7%). Adicionalmente, aproximadamente 14,7% evitam compras por impulso e 14% estão economizando.

Ao contrário do observado em Natal, as mulheres constituem a maioria (43,2%) entre os consumidores que planejam aproveitar as ofertas em Mossoró. Entretanto, os mossoroenses que planejam realizar compras são mais jovens e têm menor poder aquisitivo: a maioria está na faixa etária de 18 a 24 anos (45,5%) e possui uma renda entre 5 e 10 salários (70,4%).

Apesar disso, a pesquisa revela um crescimento de aproximadamente 18% no valor médio que os consumidores de Mossoró esperam gastar durante a Black Friday em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2023, a média de gastos durante a Black Friday na cidade será de R$ 628,37, enquanto em 2022, o valor registrado foi de R$ 532,31.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA