Independência

Independencia banner

 

A Segunda Divisão terá um novo capítulo fora das quatro linhas. O Baraúnas encaminhou para a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) uma notícia de infração relatando uma suposta irregularidade do Mossoró junto à CBF.

De acordo com o jornalista Marcos Lopes, o Baraúnas apontou que o Estatuto do Mossoró na Confederação Brasileira de Futebol remete ao ano de 2009, constando como clube profissional. Porém, em 2013, o Carcará mudou para clube amador e não encaminhou a alteração estatutária para a CBF.

“Recebemos, de fato, a Notícia de Infração do Baraúnas. A partir de agora será aberto o prazo de três dias para garantir a ampla defesa do Mossoró; ouvir as alegações do Baraúnas. Somente a partir do prazo legal e depois de ouvir os dois lados, a federação vai se manifestar”, disse o presidente da FNF, José Vanildo, ao blog de Marcos Lopes.

O Baraúnas alega que essa documentação na CBF é de 2009 e por ter mudado o Estatuto para amador em 2013, o MEC deveria ter informado a alteração à entidade. Vale lembrar que o Estadual do próximo ano começa em 10 de janeiro. Até lá, é esperado um jogo “jurídico” para definir essa situação.

Baraúnas tenta o acesso nos tribunais

A expectativa é que a situação seja encaminhada para o TJD-RN, Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado. As consequências podem parar no STJD, Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O objetivo do Baraúnas é fazer com que a denúncia se transforme em punição para o MEC após julgamento, desta forma, caso aconteça perda de pontos ou eliminação, o Leão do Oeste herdaria a vaga na primeira divisão.

Em campo, o MEC foi o campeão e conseguiu o acesso. O Baraúnas terminou em segundo, com seis pontos a menos que o concorrente. Caso o processo tenha desfecho favorável ao Baraúnas, acontecerá o que é chamado no futebol de “tapetão”, quando o resultado de um campeonato é decidido nos tribunais.

O Tricolor está longe da primeira divisão desde 2018, quando foi rebaixado. Após dois anos inativos, o Baraúnas retornou em 2021 e desde então tenta o acesso de volta à elite Estadual. Nesta temporada, brigou ponto a ponto com o MEC até a penúltima rodada, quando foi derrotado por 2 a 0 para o Mossoró, no Estádio Nogueirão.

TCM Notícia



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo