GOVERNO

Independencia banner

 

Moradores de várias cidades do Alto Oeste do Rio Grande do Norte compareceram em bom número ao sangradouro da Barragem de Pau dos Ferros durante toda a noite de quinta-feira, 4, para acompanhar, 14 anos depois, a sangria do reservatório, que armazena até 54 milhões de metro cúbicos de água e é fundamental para o abastecimento da região.

O fluxo de pessoas chegando e saindo da barragem está sendo controlado pela polícia, para evitar acidentes. O transbordamento do reservatório foi registrado por terra e por ar. Em terra, os padres Talvacy e Wescley, da Paróquia de Pau dos Ferros, vão realizar procissão com a imagem de Nossa Senhora Imaculada da Conceição e Missa no sangradouro da barragem.

Em entrevista de Lucas, do Cidadão 190, a prefeita Mariana Almeida, no final da tarde desta quinta-feira, dia 4, declarou: “Rapaz, olhe aqui, toda arrepiada”, diz a prefeita, acrescentando que é um momento de agradecer a Deus. Agora a gente ver um momento, o quanto a obra divina é incrível, o quanto é possível. Porque quem viu esta barragem seca, como nós vimos, hoje vê ela na forma que está, preste a transbordar, é uma alegria imensa para os nossos corações. Então a gente agradece a Deus, a Nossa Senhora da Conceição, o povo que rezou, que colocou o joelho no chão, rezou e agradeceu muito”.

Sobre a manutenção do reservatório, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) destinou investimento para fazer manutenção na parede e sangradouro do açude e a Prefeitura de Pau dos Ferros também.

“A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros tem chegado junto com tudo aquilo que lhe compete, você Sabe Luquinha, que este reservatório é do DNOCS, mas a prefeitura tem chegado junto trocando todas as lâmpadas da parede da barragem, tinha buracos na parede da barragem, a gente já tapou este buraco, está tudo ok, está tudo organizado. Trocamos as lâmpadas e colocamos refletores aqui na Passagem Molhada, fizemos toda a limpeza, os apenados estiveram aqui, com o projeto Reciclando Vidas há uma semana, as máquinas estão aqui limpando, e a população de Pau dos Ferros está aqui presente para ver esta belezura”, falou a prefeita Mariana.

A gestora destacou também que está colocando sinalizadores no acesso, no paredão e no sangradouro da barragem. Nesta sexta-feira, 5, os trabalhadores da Prefeitura amanheceram reforçando esta sinalização com placas. “A nossa preocupação é com a população, para que tomem banho, mas que tome de maneira cuidadosa para que não aconteça nenhum risco com nosso povo”, conclui a Prefeita Mariana, de Pau dos Ferros.

Com a sangria da Barragem de Pau dos Ferros, com água de Pilôes, Alexandria, Tenente Ananias, Marcelino Vieira, Rafael Fernandes e da região de Luiz Gomes, a Barragem de Santa Cruz, em Apodi, passa a receber água de todos os açudes de suas cabeceiras. Já estão sangrando os açudes do Encanto e também de Riacho da Cruz, assim como também do município de São Francisco do Oeste e da região de Taboleiro Grande.

Segundo a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, faltam menos de 7 metros para a Barragem de Santa Cruz sangrar. Este reservatório, que tem capacidade para armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água, está mais ou menos 65% de sua capacidade total de armazenamento, devendo aumentar rapidamente de agora em diante a sangria de todas as barragens em suas cabeceiras. Em Pau dos Ferros, a expectativa é que a lâmina de sangria da barragem aumente durante o dia desta sexta-feira.

Mossoró Hoje


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA

GOVERNO