Oculum

OCULUM 600 120

 


A história política de Areia Branca e dos políticos desta cidade é escrita de forma equivocada ou ocultando os fatos e trajetórias. Essa constatação foi feita em uma rápida visita ao site oficial da Prefeitura de Areia Branca, no endereço www.areiabranca.rn.gov.br, realizada às 21h30 do dia 18 de maio de 2023.

Na página com informações da prefeita Iraneide Rebouças, 16 linhas de texto foram dedicadas à sua biografia, que abrange sua história pessoal, atuação profissional e ingresso na política. No entanto, algumas informações importantes foram ocultadas no texto, como sua passagem no cargo de vice-prefeita de Ruidemberg Ferreira Souto “Beguinho”, entre 14 de agosto de 2007 e 11 de março de 2008. Esse período corresponde à cassação do mandato do prefeito Manoel Cunha Neto “Souza” e seu vice-prefeito Aderbal George dos Santos, eleitos no pleito de 2004.

A página oculta informações ao mencionar que “Em 2016, foi pela segunda vez candidata […], sendo eleita com mais de 48% dos votos válidos”. Na verdade, Iraneide foi eleita prefeita em 2016 com 48,16% dos votos e reeleita em 2020 com 49,87% dos votos válidos. Não há relatos das campanhas eleitorais perdidas pela política, mas podemos mencionar as derrotas na eleição de 2004, quando concorreu a vice-prefeita na chapa com Beguinho e foram derrotados por Souza e Aderbal, e a eleição de 2008, em que foi candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Macedo. Nesse ano, Souza foi reeleito prefeito ao lado de Bruno Filho como vice-prefeito. Iraneide Rebouças foi derrotada em 2012 por Luana Bruno na sua primeira tentativa de ser prefeita de Areia Branca.

Vice-prefeito:

Na página informativa do vice-prefeito Bruno Filho, comparando com a página da prefeita, metade das linhas foi dedicada a relatar sua trajetória, começando com sua idade, naturalidade, profissão e família.

A carreira política de Bruno Filho é narrada a partir das derrotas que sofreu na eleição de 1992. Sua primeira vitória no pleito de 1996, seguida da reeleição em 2000, estão contempladas, mas há um erro que indica sua eleição para o cargo de vice-prefeito na eleição de 2004.

Bruno Filho foi prefeito de Areia Branca por dois mandatos, entre os anos de 1996 e 2000. Ele foi vice-prefeito entre 2008 e 2012, durante o segundo mandato de Souza na prefeitura. Sua filha Luana Bruno foi eleita prefeita nas eleições de 2012. Em 2020, Bruno Filho foi eleito vice-prefeito na chapa da prefeita Iraneide Rebouças.

Além disso, Bruno Filho foi secretário de saúde do município de Areia Branca no ano de 2014.

O espaço dedicado ao vice-prefeito também é usado para alfinetar o próprio Bruno, ao destacar que apenas no último dia de campanha ele subiu no palanque de Iraneide Rebouças para apoiá-la.

A biografia de Bruno é concluída exaltando o feito de Iraneide Rebouças de ter entrado para a história de Areia Branca como primeira mulher reeleita no município.

Portal do Oeste


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA