Independência

Independencia banner

 


Em vídeo veiculado durante a propaganda eleitoral obrigatória, Jair Bolsonaro (PL) voltou a mentir sobre a criação do Pix, atribuindo ao seu governo a ferramenta que contou com grande adesão dos brasileiros.

"Nós criamos em 2020. Você se lembra, né? A dificuldade para você fazer uma transferência de recursos. É o nosso governo inovando", diz Bolsonaro.

O Pix, no entanto, já era desenvolvido desde 2018 pelo Banco Central. "Em conceito, a ferramenta já existia desde 2016", dizem integrantes da equipe responsável pelo Pix no BC, segundo o UOL.

Bolsonaro somente assumiu o governo em 2019. Indicado pelo chefe do governo federal, o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também só chegou ao cargo no mesmo ano.

Em 2020, quando Bolsonaro teve o primeiro contato com o termo "Pix", por meio de um apoiador, ele acreditou se tratar de algo relacionado à aviação civil. Na sequência, admitiu: "não tomei conhecimento, vou conversar esta semana com o Campos Neto".

Seis meses após o lançamento da ferramenta, Bolsonaro ainda não havia utilizado o Pix: "não tenho, tô a fim de fazer um aí. Cai dinheiro na conta da gente de graça? Se pedir, o pessoal bota? Vou fazer meu Pix aí", disse em live.

Brasil 247



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA