Os eleitores do Rio Grande do Norte também apontaram, na pesquisa TN/Ipespe, suas preferências na disputa presidencial. No cenário estimulado, o ex-presidente Lula tem mais da metade (52%) da preferência dos eleitores do Rio Grande do Norte contra 19% do presidente Bolsonaro. Em sequência, são citados Ciro Gomes, com 6% e Sérgio Moro, 2%. Também foram apresentados os nomes de André Janones, João Dória (PSDB) e Simone Tebet (MDB), que aparecem com 1%, além de Eduardo Leite (PSDB) e Felipe D’Ávila (NOVO), que não pontuaram.

No levantamento estimulado, 12% dos entrevistados estariam propensos a votar em branco/nulo ou não votaria em nenhum dos candidatos. Outros 8% não sabem ou não responderam. Entre os eleitores de Natal, o placar entre os dois primeiros colocados é de 45% para Lula, e 24% para Bolsonaro, com uma diferença de 21 pontos, menor do que no conjunto do Estado.

Sem estímulo de nomes (pergunta espontânea), o ex-presidente Lula (PT) aparece com 44% das intenções de votos para presidente, enquanto o atual candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) tem 16%. Os demais nomes têm percentuais menores que 5% – Ciro Gomes (PDT), 4%, Sérgio Moro (Podemos) e André Janones (Avante), 1%. Os indecisos são 26% e os que dizem votar em branco/nulo são 8%.

A pesquisa TN/Ipespe também abordou a influência dos votos de governador para presidente da República. Dentre os eleitores de Fátima Bezerra, 82% disseram que votariam no presidente Lula, enquanto 8% votariam em Bolsonaro e 6% em Ciro Gomes. Já entre os eleitores de Ezequiel Ferreira, 39% disseram votar em Lula e 40% em Bolsonaro e 7% em Ciro.

Tribuna do Norte


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem