Independência

Independencia banner

 


Obrigatório no Rio Grande do Norte desde maio de 2020, o uso de máscaras pode ser desobrigado ainda nesta primeira quinzena de abril. Para Ricardo Valentim, Coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o momento é seguro para decretar uso facultativo da máscara, tanto em ambientes abertos como fechados.

“Hoje o uso de máscara em ambientes abertos já não há muita efetividade. Graças à imunização. Porque o risco de contaminação é muito baixo. [O risco] De uma pessoa vacinada, com duas ou três doses, é muito baixo em ambientes abertos e em ambientes fechados também já começa a perder sentido”, explica o especialista.

O governo do Rio Grande do Norte prorrogou até 7 de abril a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no Estado. Em ambientes abertos o uso é facultativo. Ainda em março, quinta-feira (31), a governadora Fátima Bezerra (PT) disse que vai desobrigar, em breve, o uso de máscaras em todos os ambientes.

Para Valentim, no momento, mais importante que obrigar o uso de máscaras deve ser a conscientização e educação da população para o uso consciente da proteção.

“Mais importante do que manter obrigatório o uso de máscaras é continuar educando as pessoas para este uso. Ou seja, a recomendação de quando as pessoas estiverem sintomáticas saírem de casa usando a máscara. (…) A máscara é para quem tem sintoma,” enfatiza o Coordenador.

O especialista explica ainda que os surtos de covid-19 devem continuar existindo por algum tempo. Segundo ele, não há como prever se a covid vai continuar existindo por muitos anos, pois apesar de tudo que se aprendeu até aqui, ainda há uma imprevisibilidade sobre doença. É provável também que uso de máscaras, mesmo facultativo, se torne mais comum e passe a fazer parte da cultura do brasileiro. 

Pesquisador e coordenador do LAIS/UFRN, o professor Dr. Ricardo Valentim integra o comitê multidisciplinar, formado pelo governo do Estado, para o enfrentamento da pandemia, juntamente com médicos epidemiologistas e infectologistas.

TCM Notícia



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo