Poço Feio fica localizado às margens do rio Apodi-Mossoró, na zona rural de Governador Dix-Sept Rosado/RN. Apesar de pertencer a uma propriedade privada, o local não é cercado e é livre para visitação. Uma ótima opção para quem deseja conhecer as belezas naturais da região. Poço Feio tem água doce e cristalina, um local cheio de beleza e uma história misteriosa que desperta a curiosidade dos visitantes. Você conhece a lenda do Baú da Moça? Saiba mais no final da matéria.

Segundo Rodrigo Guimarães, professor de Gestão Ambiental e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, Poço Feio tem uma ressurgência de água vinda da Chapada do Apodi. Repleta de formações rochosas, é também uma importante obra da natureza que privilegiou a comunidade rural do Bonito, distante cerca de quatro quilômetros da cidade. Um dos donos do terreno onde o local é situado, Francisco das Chagas, diz que não existe hoje um planejamento para fazer obras e tornar o lugar rentável e não há também intenção de restringir o acesso.

Ainda segundo Francisco, já faz muito tempo que o espaço é aberto para os visitantes e a família nunca foi procurada por órgãos ambientais ou pelo governo para falar sobre a preservação do lugar. O que para ele é uma preocupação, pois muitas vezes, os próprios visitantes provocam danos ambientais na área, deixando lixo ou acendendo fogueiras, por exemplo.

A falta de infraestrutura e fiscalização traz preocupação quanto a preservação ambiental do local. Porém, com responsabilidade, os turistas podem visitar o espaço que é rota indispensável para os amantes da natureza e conta com ambiente agradável, que fica ainda mais bonito em períodos de chuvas.

Águas de Poço Feio. Foto: Blog Guia Lugares Turísticos.

O Baú da Moça

Como toda lenda, a versão pode ter detalhes diferentes dependendo do lugar ou até mesmo da idade e geração de quem conta.

Existe na parte externa de Poço Feio uma formação calcária que lembrar o formato de um baú. Conta a lenda que uma linda mulher estaria presa nesse baú, que se abre quando é noite de lua cheia. A moça aproveita o luar para se banhar nas águas do Poço. Homens que passam pelo local ficam encantados com o canto da mulher, são atraídos para o interior da caverna e acabam se afogando nos túneis do local.

A história é famosa na cidade e já serviu inclusive de inspiração para uma peça de teatro. Apresentado pela Companhia Escarcéu de Teatro, o espetáculo ’A Lenda do Poço Feio’ ficou em cartaz entre abril de 2001 e novembro de 2007. Atualmente, apesar de ser uma lenda, muitos moradores do município não têm coragem de passar no local nas noites de lua cheia.

TCM Notícia



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem