Independência

Independencia banner

 


Equipamento se destina à formação, qualificação e inserção da juventude no mercado de trabalho por meio da economia solidária.

O Governo do Estado inaugurou, na quarta-feira (23), o Espaço Múltiplo de Juventude e Economia Solidária instalado no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró. O equipamento visa a promover e apoiar atividades de formação e qualificação para jovens, integrando a economia solidária nas estratégias de inclusão e inserção da juventude no mercado de trabalho.

A iniciativa é fruto de um convênio entre as secretarias estaduais do Trabalho e da Assistência Social (SETHAS), das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH), da Educação, da Cultura (SEEC), e da UERN. “Num contexto de trabalho precarizado, falta de perspectivas e de um discurso do empreendedorismo individualista, a economia solidária se apresenta como a esperança, como a alternativa que pode vir quando as pessoas se juntam para produzir e construir um outro modelo social”, destacou a titular da Sethas, Iris Oliveira.

O espaço se destina também ao desenvolvimento de ações educativas, de formação e capacitação de jovens. “O que essa turma quer, merece e precisa é de oportunidades. E equipamentos como esse são fundamentais para promover a organização da juventude, construindo alternativas para a autonomia econômica e a geração de renda, especialmente neste momento de crise”, comemorou Júlia Arruda, secretária da Semjidh. 

O Espaço Múltiplo de Juventude e Economia Solidária vai funcionar no Centro de Convivência do Campus Central da UERN, em Mossoró, e é equipado com computador, mobiliário, projetor multimídia, impressora e bebedouro. “É muito gratificante ver que estamos somando esforços para um desenvolvimento de um estado mais forte. Mais atuante. Temos que investir recursos e esforços em nossa juventude. O momento de agir é agora", conclamou a reitora da UERN, profa. Cicília Maia.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim