Ministro ucraniano diz que tropas russas estão torturando funcionários da usina de Zaporizhzhia

Herman Halushchenko, ministro da Energia da Ucrânia, diz que as unidades militares russas estão “torturando” funcionários da Usina Nuclear de Zaporizhzhia para forçá-los a fazer uma declaração pública.

Em uma rede social o ministro disse que os funcionários ficaram feitos de refém por 4 dias.

“Há cerca de 500 soldados russos e 50 unidades de equipamento pesado dentro da estação. Os funcionários da estação estão física e psicologicamente exaustos”, disse Halushchenko.

A usina, que é a maior da Europa, foi alvo de ataques russos durante a última semana.


Primeira-ministra da Suécia rejeita pedido da oposição para aderir à Otan

A atual Ministra das Finanças da Suécia e líder social-democrata, Magdalena Andersson, concede entrevista coletiva após ser nomeada como a nova primeira-ministra do país, em 24 de novembro de 2021, e será a primeira mulher a ocupar o cargo

A atual Ministra das Finanças da Suécia e líder social-democrata, Magdalena Andersson, concede entrevista coletiva após ser nomeada como a nova primeira-ministra do país, em 24 de novembro de 2021, e será a primeira mulher a ocupar o cargo (Foto: Erik Simander/TT News Agency via Reuters)

A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, rejeitou nesta terça-feira os pedidos da oposição para considerar a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), dizendo que um pedido agora desestabilizaria a segurança na Europa.

A Suécia não participar de qualquer guerra desde 1814, tendo construído sua política externa com base na não participação em alianças militares. No entanto, forjou laços cada vez mais estreitos com a Otan nos últimos anos, à medida que as tensões com a Rússia na região do Báltico aumentaram.

Aeronaves russas que cruzarem o céu do Reino Unido serão ser interceptadas, diz governo britânico

O secretário de transportes do Reino Unido, Grant Shapps, disse nesta terça-feira que qualquer aeronave russa que cruzar o espaço aéreo britânico poderá ser interceptada pelo governo do país.

"Tornei crime qualquer aeronave russa entrar no espaço aéreo do Reino Unido e agora o governo de Vossa Majestade poderá deter esses jatos", escreveu Shapps.

Secretário de transportes do Reino Unido em tweet


Secretário de transportes do Reino Unido em tweet (Foto: Reprodução/Twitter/grantshapps)


A medida parece focar no transporte privado de empresários e oligarcas russos.

"Vamos sufocar a capacidade dos comparsas de Putin de continuar vivendo normalmente enquanto milhares de pessoas inocentes morrem", afirmou o secretário do governo. 


*G1

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem