As internações em UTIs Covid nas redes pública e privada cresceram 147% nos últimos 15 dias no Rio Grande do Norte. Os casos também têm registrado aumento, tendo mais de 2 mil notificações na terça-feira (25).

De acordo com o boletim de epidemiológico da doença, divulgado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), o estado tem atualmente 156 pessoas internadas em leitos críticos - sendo 90 em leitos SUS e 66 em particulares. Em 11 de janeiro, eram 63.

Diante do aumento de internações, que a secretária-adjunta de Saúde, Lyane Ramalho, considerou "vertiginoso", a Sesap começou a aumentar os leitos para pacientes, abrindo mais 78 clínicos e 13 críticos nesta terça (25) e projetando mais de 50 nos próximos dias.

Segundo os dados do boletim, o crescimento dos leitos críticos somados aos leitos clínicos é ainda maior: 228% neste período, saindo de 94 pacientes, no dia 11 de janeiro, para 309 na terça-feira (25).

De acordo com a plataforma Regula RN, o estado chegou nesta terça a 70% de ocupação dos leitos críticos para Covid. Essa taxa não era atingida desde 28 de junho de 2021.

A Região Metropolitana de Natal, por sua vez, chegou a 77% - a última vez que havia ultrapassado essa marca foi em 18 de junho de 2021.

Segundo o Regula RN, o número de solicitações por leitos no RN saltou de 15, no dia 26 de dezembro, para uma média superior a 60 após um mês.

Aumento de casos

Os casos também têm aumentado. O boletim epidemiológico da Sesap notificou nesta terça-feira (25) mais 2.610 casos conhecidos e confirmados de Covid. De acordo com a pasta, 1.848 desses casos foram registrados nas últimas 24 horas.

Os demais casos são de uma demanda represada, já que na segunda-feira (24) o estado confirmou apenas oito casos a mais.

De acordo com a Sesap, esse baixo número de casos confirmados na segunda foi devido ao Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) não liberar dados aos domingos e, além disso, o sistema E-SUS -VE, que funciona para registro, ter apresentado instabilidade.

Ao todo, o estado tem 407.517 casos confirmados e notificados da doença desde o início da pandemia e 7.651 mortes.

Esse aumento também tem sido sentido os centros públicos de enfrentamento à doença. Apenas na terça-feira (25), metade dos exames realizados nos Centros de Enfretamento de Natal e Mossoró deram positivos para Covid.

Entre quarta-feira (19) e sábado passado (22), o estado já havia notificado mais de 1 mil casos por dia da doença.

De acordo com a secretária-adjunta da Sesap, essa demanda no aumento de casos e internações deve continuar crescente ainda nos próximos dias.

"Nas próximas 72 horas, ainda serão criados 56 leitos, de forma a dar vazão a esta demanda, que segue nesses próximos dias provavelmente ainda crescente", explicou.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem