Independência

Independencia banner

 


Nesta terça-feira, 30, será o último dia de vacinação contra a Covid-19 no ginásio do Serviço Social da Indústria (Sesi). A informação foi confirmada ao JORNAL DE FATO pela Coordenação de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O local na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte foi aberto para a vacinação contra o novo coronavírus em 22 de abril deste ano. Ao longo desses sete meses, mais de 166 mil doses de vacinas foram aplicadas.

“Neste dia 30 de novembro é o último dia de vacinação no ginásio do Sesi. No último relatório que temos aqui, que vai de 22 de abril a 12 de novembro, já tinham sido aplicadas entre primeira, segunda terceira, dose única e adicional 166.545 unidades em todo esse período”, disse o coordenador de imunizações da SMS, Etevaldo Lima.

O profissional da Saúde do município enalteceu a parceria entre a Prefeitura de Mossoró e o Sistema Fiern (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte) ao longo desses sete meses de vacinação no Sesi local.

“A Ação pela Vida foi de fundamental importância no momento crucial, quando a vacina começou a chegar e o fluxo de pessoas procurando o imunizante aumentou. Então nós só temos a agradecer a toda essa parceria onde o ginásio do Sesi tinha toda essa estrutura, com a equipe preparada, montada para atender a população que vinha em busca de sua vacina, de sua dose de esperança”.

O “Ação pela Vida” é uma iniciativa do Sistema FIERN – FIERN, SESI, SENAI e IEL – junto às prefeituras das duas principais cidades do estado, que instalou toda infraestrutura para vacinação, além de disponibilizar profissionais para realizar a triagem e o acolhimento das pessoas que serão vacinadas, enquanto as prefeituras entram com as vacinas e profissionais de saúde que atuam nos locais. Inicialmente, o programa contava com 25 pontos de vacinação, na capital e outros 10 pontos, em Mossoró.

Etevaldo Lima explicou que nos últimos dias a procura pela vacina no ginásio do Sesi teve uma diminuição significativa. “Nos últimos dias temos notado uma diminuição significativa desse público. Para se ter ideia, ontem (quinta-feira) só foram vacinados no ginásio 577 pessoas. Um número bastante baixo para toda uma estrutura daquela, para toda uma equipe montada. O pessoal me relatou que o movimento está muito baixo nesses dias”.

O coordenador de Imunizações do município informou que a Ação pela Vida vai continuar na cidade nas Unidades Básicas de Saúde.

“Essa ação pela vida continuará nas unidades básicas de saúde porque o município não para, não pode parar. Então as unidades elas seguem com a vacinação, através de agendamentos, dependendo do fluxo dá para atender também esse público e segue também nesses pontos extras de vacinação”, falou.

PONTOS EXTRAS

Nos últimos dias, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a vacinando contra o novo coronavírus em pontos extras. Na semana passada, alguns mercados públicos e supermercados instalados na cidade estavam com equipes de vacinadores aplicando a primeira, segunda e terceira dose.

 “O município tem feito de todas as alternativas na busca ativa desse público, ofertando a vacina em diversos pontos da cidade. Então nós seguimos com esse trabalho tentando sensibilizar toda a população diante do cenário pandêmico na qual nós vemos em outros países novas variantes, o que preocupa todas as autoridades sanitárias porque a pandemia ainda não acabou e diante desse número elevado de pessoas que não tomou sequer a primeira dose a preocupação continua. A vacinação continua e Mossoró segue avançando nesse processo de vacinação”, frisou.

Desde o fim de semana passado, o município de Mossoró disponibiliza pontos extras de vacinação para garantir o acesso às vacinas da Covid para a população. Sábado e domingo passados, o Partage Shopping passou a ser um ponto extra de vacinação, atendendo tanto aos funcionários quanto aos visitantes. Em todos os locais de vacinação da Covid estão sendo aplicadas 1ª, 2ª e dose de reforço.

No sábado (27), a vacinação aconteceu no Mercado Público Central e no Partage Shopping Mossoró. Neste domingo, 28, o shopping terá vacinação das 11h às 18h. A vacinação nos novos pontos extras será retomada na quarta-feira (1º de dezembro) na Cobal, das 7h30 às 11h. Na sexta-feira (3 de dezembro) no PAM do Bom Jardim, das 7h30 às 11h.

Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL E FATO


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo