Cacim

Print


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou uma operação contra golpes pelo Whatsapp e que prendeu um homem de 53 anos no município de São Bernardo do Campo, em São Paulo, nesta sexta-feira (10).

Segundo o MP, a operação Duas Etapas foi realizada com apoio do Ministério Público e da Polícia Militar de São Paulo e também cumpriu um mandado de busca e apreensão.

O nome da operação é uma alusão ao recurso opcional (confirmação em duas etapas) que adiciona uma camada extra de segurança à conta do aplicativo.

O homem preso preventivamente em São Bernardo do Campo é um porteiro, apontado pelos investigadores como responsável por manter as contas bancárias que recebiam o dinheiro proveniente de golpes aplicados pelo WhatsApp.

De acordo com o MPRN, o homem preso agia como um “testa de ferro” de um grupo criminoso. Ele abria contas bancárias e as disponibilizava para recebimento do dinheiro conseguido por meio dos golpes.

Ao todo, foram encontradas 12 contas mantidas por ele. De acordo com os investigadores, os extratos revelam uma movimentação financeira superior à condição financeira do preso na ação, que trabalha como porteiro.

Uma das vítimas do estelionatário identificadas é um aposentado de 74 anos. No dia 25 de janeiro de 2020, o WhatsApp do genro dele foi clonado e, após solicitação de dinheiro pelos estelionatários, a vítima transferiu o valor solicitado para a conta fornecida nas mensagens, acreditando que estava ajudando o genro.

"O material apreendido na ação será trazido para o Rio Grande do Norte para análise por parte do MPRN. O homem preso já foi encaminhado para uma unidade prisional paulista, onde irá aguardar por decisão judicial", informou o MP.

G1/RN



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum