Cacim

Print

 


O setor de serviços do Rio Grande do Norte cresceu 4,2% no mês de maio comparado com abril. Essa é a maior alta registrada em um mês de maio no RN desde que a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi iniciada, em 2011.

Os dados da PMS foram divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento do RN também está acima da média nacional, que foi de 1,2% e voltou ao patamar pré-pandemia.

Além do Rio Grande do Norte, outros sete estados do Nordeste também tiveram aumentos no volume de serviços superior ao do Brasil: Alagoas (10%), Bahia (8,6%), Sergipe (4,7%), Paraíba (4%), Pernambuco (3,9%), Maranhão (3,4%) e Ceará (2,3%).

O setor apresentou uma recuperação de 1,3% no acumulado de janeiro a maio. É a primeira vez em 2021 que esse indicador se torna positivo.

Contudo, no acumulado dos últimos 12 meses, o volume de serviços potiguar ainda registra queda de 10,4%, uma das maiores entre as unidades da federação ao lado de Sergipe (- 11,2%).

Comércio varejista potiguar cresce 1% em maio

O volume de vendas do comércio varejista potiguar cresceu 1% em maio, comparado a abril. A alta está no mesmo patamar do Brasil, que registrou um crescimento de 1,4%.

O crescimento acumulado dos últimos 12 meses no RN é de 1,9% - um dos menores do Nordeste ao lado de Sergipe, que registrou aumento de 2,2%.

Ainda nessa comparação, o varejo potiguar teve uma das seis menores altas do Brasil, considerando as 25 unidades da federação que conseguiram crescer no período analisado.

Varejo ampliado

O varejo ampliado cresceu 20,1% no RN em maio de 2021 em comparação com maio de 2020 - o menor crescimento da região Nordeste nessa comparação. Em média, o Brasil cresceu mais (26,2%).

O varejo ampliado compreende o comércio varejista acrescido da venda de material de construção e de “veículos, motocicletas, partes e peças”.

Entre abril e maio, o varejo ampliado potiguar cresceu 1,8%, número inferior à média do Brasil, que registrou 3,8%.

G1/RN


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum