Independência

Independencia banner



Três jogadores e três integrantes da comissão técnica do Globo FC testaram positivo para Covid e, por este motivo, não participaram da decisão do Campeonato Potiguar, na quarta-feira. Após a conquista do título inédito, com o empate por 1 a 1 com o ABC, todos eles estiveram em campo para comemorar o feito com os companheiros, descumprindo os protocolos estabelecidos pela Confederação Brasileira e Federação Norte-rio-grandense de Futebol.

Em fotos, o mais grave, o lateral-direito Charles e o atacante Clayton não usavam máscaras, colocando em risco as demais pessoas. O goleiro Pedro Paulo, de máscara, também participou da festa. Os preparadores físicos Jackão e Vandeilton Galdino, também positivados, foram outros que foram flagrados sem máscara.

O caso foi relatado na súmula da final pelo árbitro Alciney Santos de Araújo, a partir da denúncia do delegado da partida, Rubem Neto, e do quarto árbitro, Tarcísio Flores da Silva. Ele destacou que todos estavam "infringindo as determinações da nota técnica emitida pela FNF, conforme exigência do Ministério Público e da decisão liminar proferida pelo Tribunal de Justiça Desportiva".


Súmula de ABC x Globo FC fala sobre profissionais que estiveram na festa — Foto: Reprodução


Em nota, a FNF informou que "vai encaminhar as informações sobre todo o ocorrido na partida entre ABC e Globo, pela decisão do Campeonato Nota Potiguar, em especial sobre a presença de atletas e membro da Comissão Técnica do Globo, que mesmo tendo apresentado teste positivo para Covid-19 estavam presentes no campo durante a comemoração da equipe, conforme relatado na súmula do jogo pelo árbitro da partida, para o Tribunal de Justiça Desportiva e o Ministério Público, para que possam apurar e aplicarem as punições cabíveis".


Goleiro Pedro Paulo (de amarelo), de máscara, era um dos que testaram positivo; Vandeilton (penúltimo à direita), sem máscara — Foto: Alexandre Lago

Mesmo após os testes positivos para Covid, o Globo manteve os jogadores integrados ao grupo. O clube afirmou ter feito, por iniciativa própria, contraprova dos exames, que deram o resultado negativo. Apesar disso, o protocolo da CBF e da FNF proíbe a participação dos profissionais, e aponta afastamento de 10 dias dos jogos.

O Globo foi procurado para um posicionamento e se manifestou através de uma versão contada pelo técnico Hugo Chacon. Ele disse que "o parecer da federação de que eles não poderiam participar demorou bastante a sair. Quando saiu, eles já estavam dentro do ônibus, a caminho do estádio junto conosco e ficaram fora do durante todo o jogo".

- Após o título, eles conseguiram, de fato, adentrar no estádio. Entretanto, aí eu não considero uma falha do Globo, mas, sim, se foi permitido, pela segurança, pela portaria que entrasse, é porque acreditavam que após a partida não haveria problema - declarou.

Afirmou também que "todos estão cientes que os atletas não têm Covid" e o "que impediu eles de estarem no jogo é o fato de não poder fazer contraprova".

- Acredito que não não houve nenhum tipo de maldade, apenas uma falha de comunicação e essa parte jurídica eu deixo pra diretoria do clube resolver - concluiu.

*Globo Esporte


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo