Governo

640x128

 


O presidente Jair Bolsonaro participou, na quinta-feira (24), no município de Pau dos Ferros (RN), de cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte.

O Ramal do Apodi vai levar as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios nos estados do Rio Grande do Norte (32), Paraíba (13) e Ceará (9), beneficiando 750 mil pessoas. O investimento federal no empreendimento é de R$ 938,5 milhões, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). 

"Sou de uma região onde não falta água, mas consigo entender o quanto é valoroso esse bem pra vocês aqui na região", afirmou Jair Bolsonaro. 

A previsão é que a obra leve cerca de quatro anos para ser concluída, e deve gerar pelo menos dois mil empregos diretos e oito mil indiretos.

"A água permite que a indústria se estabeleça e o emprego seja gerado. A água permite que o comércio seja permeado, a água diminui a pressão sobre o sistema de saúde pública e reduz a mortalidade infantil", disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ao comemorar o lançamento da obra. 

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro e ministros visitaram a Barragem de Oiticica, localizada em Jucurutu (RN), onde anunciou a liberação de R$ 38 milhões para a conclusão da obra que se encontra 90% pronta e tem previsão de ser finalizada até dezembro deste ano. A obra receberá as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Ramal do Apodi

O Ramal do Apodi é o trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e terá um total de 115,3 quilômetros de extensão. A água será transportada por gravidade a partir do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte. A vazão será de 40 metros cúbicos (m³) por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará a água para o estado do Ceará. Após essa derivação, a vazão será de 20 m³ por segundo.

Toda a infraestrutura contará ainda com três áreas de controle, 23 trechos de canais, com extensão de 96,7 quilômetros, sete aquedutos, oito rápidos e um túnel.

Confira os municípios beneficiados pelo Ramal do Apodi:

Rio Grande do Norte - 32 municípios

Água Nova

Alexandria

Antônio Martins

Apodi

Felipe Guerra

Frutuoso Gomes

Governador Dix-Sept Rosado

Itaú

João Dias

José da Penha

Lucrécia

Luís Gomes

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Mossoró

Olho-d’Água do Borges

Paraná

Pau dos Ferros

Pilões

Portalegre

Rafael Fernandes

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Rodolfo Fernandes

São Francisco do Oeste

Serrinha dos Pintos

Severiano Melo

Taboleiro Grande

Tenente Ananias

Umarizal

Viçosa

Paraíba - 13 municípios

Bernardino Batista

Bom Jesus

Cachoeira dos Índios

Joca Claudino (Santarém)

Lastro

Poço Dantas

Poço de José de Moura

Santa Cruz

Santa Helena

São Francisco

São João do Rio do Peixe

Triunfo

Uiraúna

Ceará - 9 municípios

Aurora

Baixio

Cedro

Farias Brito

Granjeiro

Ipaumirim

Lavras da Mangabeira

Umari

Várzea Alegre

Agência Brasil



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim