Escrita


 


A Câmara Municipal de Mossoró realizou audiência pública sobre as consequências da estiagem no setor produtivo do município, sexta-feira (2), às 9h, no plenário. A audiência foi proposta pelo vereador Nacízio Silva (PR).

A audiência pública contou com a contribuição do presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermano Morais (PMDB), além de representantes do Banco do Brasil, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e outros órgãos ligados ao tema. 



Radimilla Fernanda, que faz parte do corpo técnico do Instituto de Gestão de Águas do RN (IGARN), destacou, durante o evento, os problemas enfrentados pela zona rural e aponta a prevenção como solução.

“Geograficamente nós estamos em uma área que é desfavorecida de água. A gente precisa entender e trabalhar para que medidas sejam encaixadas no nosso cotidiano, para a prevenção da seca. Não podemos só esperar a chuva. Vamos torcer para chover, mas precisamos realizar ações para conservar a água”, declarou.

Radimilla falou ainda sobre o trabalho realizado pelo Igarn. “Fazemos trabalho de medição de vazões de rios e açudes, controle de como está a água de determinado reservatório. Além desse trabalho, fazemos o IGARN itinerante. ”, relatou. 

Alternativas

José Leonardo, engenheiro agrônomo do Incra, destacou que um dos grandes problemas enfrentados é a falta de assistência técnica e recursos hídricos. “Nós visitamos as zonas rurais e assentamentos na região de Mossoró. Vamos visitar todos os assentamentos do estado. A maior reinvindicação é água e assistência técnica.”. 

Já João Vidal, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), disse que existem outras medidas que podem ser tomadas para melhorar a situação dos agricultores. “Algumas ações são necessárias, ações de mercado como a Expofrui, Capri feiras, rodadas de negócio, são necessárias como alternativa para que se crie um alento aos agricultores.”. 

No final da audiência, as autoridades presentes destacaram a importância de se discutir alternativas para o combate à seca e a assistência aos agricultores. As propostas serão levadas para a Assembleia Legislativa e Poder Público Municipal, para que ações que amenizem os efeitos da seca sejam tomadas.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA