O uso da tecnologia será um aliado da empresa Cidade do Sol para coibir a utilização indevida do cartão gratuidade e Passe Estudantil, que são de uso pessoal e intransferível. Para isso, a operadora do transporte público em Mossoró iniciou nesta segunda-feira, 29, a implantação do serviço de biometria facial em toda a frota. A previsão é de que o trabalho seja concluído em três semanas.
O funcionamento ocorre com a ativação do sistema denominado de Sigom Vision, que é interligado ao validador de cartões. Acionado logo que o usuário apresenta o cartão no aparelho de validação, três imagens do beneficiário são feitas pela câmera acoplada ao validador e enviadas ao banco de dados da empresa, onde são comparadas.
“Em casos de divergências das imagens do banco de dados e da das imagens da câmera, ficando comprovado que o usuário não é o titular do benefício, o cartão será bloqueado. Isso evitará que os benefícios de gratuidade e meia passagem sejam utilizados indevidamente”, explica Waldemar Araújo, diretor da Cidade do Sol.
Números
A Cidade do Sol possui, atualmente, cerca de mil usuários cadastrados no benefício social da gratuidade, sendo a maior parte de idosos, com 652 portadores do cartão gratuidade. O restante dos beneficiados da gratuidade são pessoas com necessidades especiais, que totalizam 348 cadastros. Já estudantes somam 2.325 cadastrados que possuem o benefício da meia passagem.
Postar um comentário