O Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) do Governo do Estado reuniu seus membros natos no começo da tarde desta quarta-feira (18) para dar as boas vindas ao novo secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren. O encontro, que reuniu representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Justiça e Cidadania e demais órgão da Sesed (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep) ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e destacou a necessidade da cooperação mútua entre as forças públicas para o combate a criminalidade no RN.
“O GGI é uma ferramenta de gestão importante que incide sobre a política de segurança local, promove ações conjuntas e sistêmicas, com o objetivo de discutir, deliberar e executar as políticas públicas com vistas à diminuição da criminalidade. Precisamos integrar outros poderes a este grupo para fortalecer nossas ações de prevenção à violência e manutenção da paz social”, disse o secretário da Sesed, Ronaldo Lundgren.
A próxima grande ação envolvendo o Gabinete de Gestão Integrada do Governo do Estado será a Operação Corpus Christi com início marcado para o dia 25 deste mês. Pelo menos mil agentes de segurança pública estarão envolvidos nas mais diversas funções em Natal e Região Metropolitana e no interior do estado. O GGI-E é responsável pela aprovação dos planos operacionais dos principais acontecimentos no estado como o Mossoró Cidade Junina, Padroeira de Currais Novos e Caicó, Eleições municipais, Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), Carnatal, Operação Verão, entre outros.
Saiba mais
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E) é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes do poder público das diversas esferas e por representantes das diferentes forças com atuação na área da segurança pública, que opera por consenso, em regime de mútua cooperação e sem hierarquia, não cabendo a nenhum de seus integrantes a função de determinar ou decidir qualquer medida, devendo haver respeito às autonomias de cada uma das instituições que o compõem.
Os GGIs constituídos tanto em âmbito estadual, distrital, de fronteira e municipal, têm como premissa integrar sistematicamente os órgãos e instituições federais, estaduais e municipais atuantes na área de segurança pública, justiça criminal e sistema prisional existentes em suas respectivas áreas de atuação. O GGI Estadual do Rio Grande do Norte funciona no 1º andar do prédio da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.

Postar um comentário