Em um jogo abaixo da crítica tecnicamente, o ABC superou o Palmeira de Goianinha, pelo placar de 2 a 1, na tarde desse sábado (23) e estreou o campeonato potiguar 2016 com vitória. Os gols foram marcados por Nando, de pênalti, e Zaquel, para os donos da casa, enquanto Romário descontou para os visitantes. O próximo compromisso abecedista será terça-feira, contra o Globo, em Ceará-Mirim. Já a equipe da grande Natal recebe o Potiguar de Mossoró, no Nazarenão, na quarta-feira.
Júnior Santos
Zaquel foi o autor do segundo gol para o time do ABC
Fora de campo, dois momentos chamaram atenção por parte do Palmeira de Goianinha. O lateral direito Índio, principal contratação da equipe para o Estadual, não ficou nem no banco de reservas e fez críticas à direção do clube. Quem também foi para o jogo, mas ficou apenas como opção foi o zagueiro Thiago Potiguar. Ele, no campeonato de 2015, ficou marcado por ter sido detido logo após uma partida no Nazarenão, acusado de participar de um assalto a uma residência no litoral sul potiguar. O jogador ficou mais de 100 dias preso e recebeu uma nova chance para voltar a jogar futebol.
O primeiro tempo foi de pouco futebol por parte do ABC. O time, muito preso na marcação e também mostrando estar ainda sem ritmo de jogo, pouco fez na etapa inicial. A equipe errava muitos passes e não conseguia conectar lances de perigo no ataque. Tanto é que o trio ofensivo, formado por Bruno Furlan, Nando e Amoroso, teve poucas oportunidades.
Já o Palmeira de Goianinha, com uma postura até surpreendente, mandou a campo um time leve e rápido, aproveitava da velocidade para atacar o ABC. E foi da equipe visitante os principais lances de perigo no primeiro tempo. Aos 20 minutos, o lateral direito Augusto cobrou falta com perigo, obrigando o goleiro Vaná a fazer uma grande defesa. A bola ainda tocou na trave antes de sair em escanteio. Pouco tempo depois, foi a vez de Moisés fazer grande jogada pela direita e cruzar rasteiro para a área. A bola chegou em Santa Cruz, mas o camisa 9 do Palmeira chutou fraco, para a defesa sem dificuldades do goleiro abecedista.
O futebol apresentado pelo ABC era muito abaixo do que a sua torcida esperava na estreia do Estadual. Muita disposição e vontade e pouca qualidade técnica. Mas, aos 41 minutos, veio o lance de redenção dos donos da casa. O volante Bida lançou na área, o goleiro Yuri e o zagueiro Rafael se enrolaram com a bola, que sobrou para Bruno Furlan. Antes de concluir em gol, foi derrubado pelo defensor do Palmeira. Pênalti marcado pelo árbitro Suelson Diógenes, que ainda expulsou o jogador da equipe de Goianinha.
Na cobrança, Nando bateu firme e abriu o placar para o ABC. Dois minutos depois, foi a vez de Amoroso entrar em velocidade na área chutar forte, mas a bola foi para fora.
O segundo tempo começou com o ABC apresentando os mesmos defeitos da primeira etapa. Pouca força ofensiva e errando muitos passes. Mesmo assim, foi do Alvinegro a primeira chance de gol. Aos nove minutos, Hugo cruzou da esquerda e Nando cabeceou firme, para a grande defesa de Yuri.
Mas, quem marcou foi o Palmeira. Mesmo com um homem a menos, a equipe de Goianinha foi para cima e empatou aos 11 minutos. Moisés avançou pela direita, ganhou na velocidade de Filipe e cruzou rasteiro para a área. A zaga do ABC não afastou e a bola acabou sobrando livre para Romário, apenas tocar e empatar a partida.
Melhor em campo, o Palmeira tinha as melhores chances de marcar o segundo gol, sempre se utilizando da velocidade nos contra-ataques. Aos 21 minutos, Moisés foi lançado no meio da defesa do ABC driblou Vaná e chutou para o gol. A bola foi fraca e deu tempo para Jérfeson se recuperar e impedir o que seria o segundo gol dos visitantes.
As chances iam aparecendo para o Palmeira. O mesmo Moisés teve outra oportunidade de marcar, mas Vaná impediu. Na sequência do lance, Romário tentou surpreender chutando de longe, mas Márcio Passos impediu.
No melhor estilo do “quem não faz, leva”, o ABC chegou ao seu segundo gol. O volante Zaquel, que tinha entrada no lugar do zagueiro Jérfeson, aproveitou, aos 28 minutos, uma falta cobrada por Ítalo, desviou de cabeça e marcou o segundo gol abecedista.
Com a vantagem no placar, o ABC melhorou sua produção ofensiva e criou algumas chances de ampliar o marcador, principalmente com Alvinho, que entrou durante o segundo tempo. Mas a partida sem ter mais nenhuma modificação no placar.
Ficha técnica
ABC (2): Vaná; Filipe, Jérfeson Lima (Zaquel), Gustavo Bastos e Hugo; Márcio Passos, Bida (Ítalo) e Chiclete; Bruno Furlan (Alvinho), Amoroso e Nando. Técnico: Narciso.
PALMEIRA (1): Yuri; Augusto, Rafael, Lucas Carioca e Guilherme; Oliveira (Marcelo Júnior), Tiago Bispo, João Luka (Marcondes) e Moisés; Romário e Santa Cruz (Arthur). Técnico: Marcos Ferrari.
GOLS:
ABC: Nando (pen), aos 43´do 1º T; Zaquel, aos 28´do 2º T
PALMEIRA: Romário, aos 11´do 2º T
Local: Frasqueirão, Natal/RN
Árbitro: Suelson Diógenes.
Público: 1.932 torcedores
Renda: R$ 23.190,00
*G1 RN


Postar um comentário