Independência

Independencia banner
Não temos como disfarçar a alegria em ver que um dos sonhos de uma expressiva parcela da população mossoroense - da qual faz parte este bloguista de plantão - começa a se tornar realidade.

O lançamento do Marco da Santa Luzia, que dá início ao projeto de dotar a Serra Mossoró de um Monumento à Santa Luzia, padroeira dos fiéis católicos da nossa cidade.

Evento ocorrido, hoje (23), às 08 horas, no "sopé" da serra , localizada a 16Km do centro,  momento em que realizou-se também uma missa em ação de graças pela passagem do aniversário do prefeito Francisco José Júnior (PSD).

Particularmente, consideramos que, em verdade, dois sonhos estão prestes a se concretizarem.

Pois, inclui-se também o fato de finalmente a cidade de Mossoró passar a enxergar todo o potencial turístico da Serra Mossoró, que é um símbolo de nossa cidade e região a se impor sempre em nosso horizonte, sendo uma das primeiras visões que se tem logo que voltamos de viagem e começamos a matar alí saudade do nosso torrão.

Foram muitos os que vislumbraram esta perspectiva, agora tangida pelo prefeito Francisco José Júnior, com total apoio da arquidiocese.

A começar pelo saudoso monsenhor Américo de tanto ecoar um "Mossoró com alegria, saúda Santa Luzia" veio a sugerir a construção de um monumento à virgem de Siracusa no Alto da Pelonha, zona leste da cidade.

Idéia que teve reforço de público de um outro visionário, o empresário Rútilo Coêlho, que em seus escritos no Jornal Gazeta do Oeste teceu diversos comentários sobre a importância de se levar adiante a proposta de Padre Américo.

Mais recentemente - reconheça-se - partiu do vereador Genivan Vale a mesma sugestão, só que mudando de lugar.

Em verdade, em forma de proposição apresentada na Câmara Municipal já no curso do seu segundo mandato, onde propôs que fosse erguido o referido monumento na Serra Mossoró, atendendo solicitações feitas por populares, inclusive.

Algo que já havia constado em sua proposta de campanha, quando candidato a deputado estadual em 2010.

No presente ano de 2014, Genivan Vale chegou a apresentar Emenda à LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias - para tentar destinar recursos para tal fim, qual seja, o de transformar a Serra Mossoró em um atraente complexo turístico e religioso, com amplo estacionamento, albergues, pousadas, praça de alimentação, tudo ao pé da imensa Estátua de Santa Luzia.

Podendo, inclusive, ser construído, em uma segunda etapa, um teleférico para ajudar na subida dos fiéis e ser uma atrativo turístico a mais, no dizer do próprio Genivan.

Porém, a emenda foi derrubada pela maioria dos seus pares, em votação naquela casa.

Claro que somos sabedores de que existe todo um componente político da recusa, posicionado que está o proponente vereador na bancada da oposição.

Natural!

Como natural é que agora, pela iniciativa do executivo mossoroense, o mesmo projeto, a mesma idéia, que pode dar uma "senhora alavancada" no setor de turismo da região polarizada por Mossoró, com a construção deste monumento à nossa santa padroeira - a qual, segundo prometeu o prefeito Francisco José Júnior, será "a maior estátua do Brasil" - em se colocando em prática, seja algo digno de louvor e aplausos de todos nós.

Inclusive, do nobre vereador Genivan Vale, que - a nosso ver - será merecedor de todo o reconhecimento por suas iniciativas lá atrás em torno deste maravilhoso projeto, no momento em que erguido estiver.
 
Uma obra de fé. E importante, sobremaneira, no aspecto econômico pelo seu enorme efeito multiplicador.

Sem falar que o mesmo irá se coligar com o projeto de instalação do parque nacional "Furna Feia" do governo federal, onde a serra está encravada.

Por todo este somatório, a certeza é de sucesso.

Que venha o nosso santuário !

Pelas mãos do prefeito; com o endosso dos vereadores e consonante apoio da população; com aquiescência da diocese e, claro, com as bênçãos de Santa Luzia!

Assim seja!












Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA