Fácil

 


Garibaldi Alves, da Previdência, admitiu viagem, revela ‘Folha de S.Paulo’

O Globo
RIO - Para assistir à final da Copa das Confederações, no Maracanã, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, usou um avião da Força Aérea Brasielira (FAB) na viagem entre o Ceará - onde cumpria agenda oficial - e o Rio de Janeiro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Segundo a publicação, ao ser questionado, Garibaldi contou que deu carona a um amigo empresário e que se sentiu no direito de o avião deixá-lo “onde quisesse ficar". O ministro da Previdência também argumentou que já fez isso “outras vezes”.
Garibaldi é primo de Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara, que se desculpou na quarta-feira sobre o uso indevido de outro jato da FAB. Alves reconheceu ter sido um “equívoco” ter dado carona a sete pessoas para assistir ao jogo da seleção brasileira no Maracanã no último domingo, e depositou R$ 9,6 mil na conta do Tesouro Nacional.
O presidente do Senado, Renan Calheiros também usou um avião da FAB no dia 15 de junho, para uma viagem à Bahia. Segundo reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, Renan teria ido ao casamento da filha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).
Ontem, ao chegar ao Senado, Renan disse que usou o avião como sempre tem usado.
— O avião da FAB usado para o presidente do Senado é um avião de representação. E eu utilizei o avião, como tenho utilizado sempre, na representação como presidente do Senado Federal — disse Renan, sem querer responder se a regra vale para uso privado.
Renan disse que voou na ocasião com sua mulher e que irá soltar uma nota a respeito do episódio. O senador se comparou à presidente Dilma Rousseff para justificar que chefes de poder podem usar avião da FAB, mesmo sem estar a serviço.
O decreto presidencial 4.244 de 2002 diz que autoridades, como o presidente do Senado, podem viajar em aviões da FAB nas seguintes circunstâncias: por motivo de segurança e emergência médica; em viagens a serviço; e em deslocamentos para o local de residência permanente.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA